CaririCearáJuazeiro do NorteÚltimas Notícias

12,3% dos cearenses desempregados são pretos ou pardos, diz IBGE

OKariri.com | Um Clique Em Nossa Região

Dos cearenses desempregados no terceiro trimestre deste ano, 12,3 % eram pretos ou pardos. É o que aponta a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A taxa de desocupação de pessoas brancas no mesmo período é de 10,4%. Entre a população total de pessoas no ceará – pouco mais de 9 milhões -, 11,8 % está desempregada.

A amostragem de desocupados entre estes grupos no estado feita no primeiro trimestre de 2017, apontou desemprego de 11,6% de brancos e 15,1% pretos e pardos.

A discrepância em questões raciais atinge o mercado de trabalho em todo o Brasil. Ainda segundo o IBGE, pretos e pardos recebem em média R$ 1.531, que representa quase a metade do salário médio dos brancos, que é de R$ 2.757.

SALÁRIOS EM JUAZEIRO

 

Com 270.383 habitantes, Juazeiro do Norte tem 20,3% de pessoas ocupadas em relação a população total. este número corresponde a 53.985 pessoas

A média do salário pago aos trabalhadores com emprego formal fica na posição 3020 dos 5570 municípios brasileiros.

Os Juazeirenses que trabalham com carteira assinada recebem, em média, 1,8 salários mínimos. A cidade é a segunda que melhor remunera entre os municípios do Cariri, ficando atrás de Brejo Santo (2,4 salários) e a 25ª em todo o estado.

O IBGE não divulgou os indicativos por raça referentes às cidades.

Por Felipe Azevedo

Tags
Mostre mais

ARTIGOS RELACIONADOS

Close