CaririÚltimas Notícias

Cariri recebe Oficina de Monitoramento do PPA; confira

Foto Divulgação

Avaliar a execução do PPA 2016-2019 e construir diretrizes para o período de 2018-2019. Estes foram os objetivos centrais da Oficina de Monitoramento do Plano Plurianual ocorrida na terça-feira (11.07), no Campus Pimenta, na Urca do Crato. O encontro de trabalho promovido pelo Governo do Ceará, sob a coordenação da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), contou com a participação de representantes de órgãos públicos dos três poderes, da União, do estado e dos municípios; dos setores produtivos das cidades e do campo, das organizações do terceiro setor e da sociedade civil.

Além de avaliar o que foi executado, os participantes apontaram correções ao PPA para os próximos dois anos. O objetivo é aproveitar melhor os recursos públicos e atender com mais efetividade as novas demandas de crescimento econômico e de desenvolvimento social, com sustentabilidade ambiental.

Em nome dos prefeitos e demais autoridades da região do Cariri presentes ao encontro, o prefeito do Crato, José Ailton Brasil, deu boas vindas aos participantes e ressaltou a importância do setor de turismo para o desenvolvimento de região. “Vamos focar os esforços no sentido de gerar empregos. E ainda temos a vantagem de termos um governador que nasceu na região do Cariri”, afirmou José Ailton.

A oficina de Monitoramento do PPA do Cariri foi a 4ª de 14 que a Seplag realizará, em todas as regiõesde planejamento do Estado. A primeira foi em Redenção, reunindo os representantes da região do Maciço de Baturité. A segunda oficina foi em Fortaleza, e na semana passada houve outra em Aracati, no litoral leste.

Nesta quarta (12) e quinta-feira (13) a equipe técnica de planejamento do Estado estará nas cidades de Iguatu e Quixeramobim para realizar outras duas Oficinas do PPA com representantes dos municípios das Regiões Centro Sul e Sertão Central, respectivamente.

O coordenador de planejamento da Seplag, Avilton Junior, reforça o convite a todos os representantes de organizações da sociedade civil como as Ongs e Conselhos. “Qualquer cidadão que tenha essa percepção de coletividade também pode participar. Trata-se de um bom momento de discussão com a sociedade para melhor ainda mais a execução das ações do governo”, afirmou Avilton.

Região de Planejamento do Cariri:

Composta por 29 municípios: Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato,

Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre.

Cariri em números:

Área territorial (km²): 2010: 17.298,35

População – 2014: 999.169

Densidade demográfica (hab. / km²): 2014: 57,76

Taxa de urbanização (%): 2010: 69,46

PIB (R$ mil): 2012: 6.306.666,84

PIB per capita (R$): 2012: 6.463,42

% de domicílios com renda mensal per capita inferior a ½ salário mínimo: 2010: 59,02

Assessoria de Comunicação da Seplag

Tags
Mostre mais

ARTIGOS RELACIONADOS

Close