- Publicidade -

LAVRAS DA MANGABEIRA: Fiéis celebram Jubileu de 200 anos da instalação de paróquia

A paróquia de São Vicente Ferrer é umas das mais antigas da região. A partir dela surgiram outras, em cidades vizinhas ao município, difundindo a devoção (Foto: Diário do Nordeste)

A Igreja Católica de Lavras da Mangabeira comemora, até próximo dia 30, a festa de Jubileu de 200 anos da instalação da Paróquia de São Vicente Ferrer. Os devotos vivenciam momentos de missões, orações e de liturgia. A programação do evento é coordenada pelo padre Benedito Evaldo Alves, pároco da Igreja Matriz.

Desde o dia 18 passado, são realizadas missões evangelizadoras, na área urbana e rural, que inclui 15 capelas e três paróquias, a da sede, dedicada a São Vicente Ferrer; distrito de Quitaiús, Nossa Senhora do Rosário; e de Mangabeiras, São Sebastião. Um grupo de 18 religiosas da região do Cariri irá chegar para reforçar o trabalho de visita aos moradores e divulgação dos ensinamentos de Jesus Cristo.

No próximo dia 29, a programação inclui celebração eucarística e adoração ao Santíssimo Sacramento durante todo o dia. A partir das 19h30, haverá lançamento de livros sob a coordenação da Academia Lavrense de Letras, no patamar da Igreja Matriz. Em seguida, a cidade recebe a apresentação do grupo de música católica “Doidinhos de Jesus”, de Recife.

Uma das publicações que serão lançadas trata do paroquiato do padre Alzir Sampaio, que durante 30 anos, de 1938 a 1971, esteve à frente da paróquia de São Vicente Ferrer. A obra foi escrita pela professora Neta.

A escritora Rejane Augusto também lançará livro sobre a história da paróquia, seus 200 anos de ação evangelizadora. O escritor, Dimas Macedo, traz ao público um dicionário com mais de 40 biografias de todos os sacerdotes que passaram pela paróquia.

Festejos

À meia-noite, haverá repique de sinos e queima de fogos de artifício. “Estamos nos preparando para esse jubileu desde 2011, com muita alegria e dedicação. Os fieis estão empolgados, vivenciando as missões, de crescimento na fé, pois estamos em um tempo da graça de Deus”, ressalta padre Evaldo Alves.

No dia 30, a programação prevê, a partir das 18h30, celebração de missa solene ao Jubileu, que será presidida pelo bispo da Diocese do Crato, Dom Fernando Panico. A liturgia será concelebrada com a participação de padres e religiosos de vários municípios da região.

“São 200 anos de missão e evangelização. Estamos muito felizes em comemorar a data, com a graça de Deus, no Ano da Fé”, explica padre Evaldo Alves. O pároco reforça o convite à participação de todos os católicos.

A paróquia de Lavras da Mangabeira é uma das mais antigas da região. De seu desmembramento, surgiram paróquias nas cidades de Aurora, Várzea Alegre, Umari e nos distritos de Quitaiús e Mangabeiras, além de parte de Cedro e Caririaçu. “Somos filhos de Icó, da paróquia de Nossa Senhora da Expectação”, diz o pároco.

Neste ano, por meio da doação da Prefeitura Municipal de Lavras da Mangabeira, a igreja Matriz, finalmente, instalou um novo piso de porcelanato.

“Tínhamos uma colcha de retalhos, com parte em cerâmica, já bastante estragada, e nas laterais mosaico diverso. A mão-de-obra foi esforço da comunidade católica”, completa o padre.

Outra conquista do jubileu foi a instalação da capela do Santíssimo Sacramento, que deixou o centro do altar para uma instalação própria ao lado, em um sacrário de madeira, confeccionado pelo marceneiro Antonio Lopes, especialista em obras sacras e que já participou de diversos trabalhos de restauração.

No ano passado, a paróquia construiu um centro administrativo com salas de secretaria e de apoio, ao lado da Casa Paroquial. Antes, funcionava no interior da própria Igreja Matriz de São Vicente Ferrer.

Diário do Nordeste

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS