- Publicidade -

MILAGRES: Secretária fala sobre Conferência da Educação na Câmara Municipal

Solange Cruz, Secretária de Educação de Milagres (Foto: Alecx Silva/Agência OKariri)

Agência OKariri, por Ribamar Xavier

Milagres realiza no próximo dia 29 de maio, a partir das 8h00, no Centro Social Urbano (CSU), a 1ª Conferência Municipal da Educação. Para falar sobre o tema, a Secretária de Educação, Solange Cruz usou a tribuna da Câmara Municipal na sessão ordinária desta segunda-feira (20). De acordo com ela, a conferência terá como tema central “O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

Ainda segundo a secretária, durante a conferência serão trabalhados sete eixos de discussão, quais sejam: Eixo I – O Plano Municipal de Educação e o Sistema Nacional de Educação – organização e regulação; Eixo II – Educação e diversidade – Justiça social, inclusão e direitos humanos; Eixo III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável – Cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; Eixo IV – Qualidade da Educação – Democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Eixo V – Gestão Democrática, participação popular e controle social; Eixo VI – Valorização dos profissionais da Educação – Formação, remuneração, carreira e condições de trabalho, e Eixo VII – Financiamento da Educação, gestão, transparência e controle social dos recursos.

No período da manhã serão desenvolvidas palestras sobre os eixos e no turno da tarde haverá a divisão de grupos para os estudos e, em seguida, a apresentação das propostas em plenário. Ao final, serão eleitos os delegados, em número de cinco, para a Conferência Estadual, sendo dois trabalhadores da educação, um pai, um estudante e um gestor.

Os vereadores aproveitaram a presença da Secretária de Educação para questioná-la a respeito de problemas relacionados à sua pasta. Os vereadores Ozório Dantas, Ivan Rodrigues e Jorge de Dona Iraci, falaram da questão da falta de água na Escola do Sítio Taboquinha, que já ultrapassa a marca de 15 dias. O Vereador Tião Vasques disse que conversou com o Secretário de Infraestrutura e que o mesmo garantiu a resolução definitiva para o problema para esta terça-feira (21), informação também confirmada pelo Vereador Beto Mitrado (líder do Governo).

Já o Vereador Giancles Filgueira questionou Solange Cruz a respeito do investimento mínimo de 25% dos recursos na educação e a Secretária disse que está tudo dentro da normalidade. Sobre a questão da demora na chegada da merenda escolar em algumas escolas, outro questionamento do Vereador Giancles Filgueira, Solange Cruz disse que o processo licitatório demorou um pouco, mas que atualmente há merenda suficiente para atender todas as escolas. Ela também disse, respondendo a pergunta do Vereador Ivan Rodrigues, que o valor repassado pelo Governo Federal para a merenda escolar é insuficiente.

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS