CearáÚltimas Notícias

Apenas um terço da população cearense pratica atividades físicas

No Ceará, mulheres são maioria na prática de atividades físicas; homens formam maior grupo de praticantes de esporte (Foto: Nadja Cortes)

Pouco mais de um terço (34,7%) da população cearense pratica esporte ou atividades físicas com frequência, índice um pouco abaixo da média nacional, de 38%. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta quarta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As informações são referentes a 2015 e inclui a população com mais de 15 anos.

Conforme o IBGE, em 2015, o Ceará tinha 6,9 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade, das quais 2,4 milhões (34,7%) praticaram algum esporte ou atividade física no período de referência. No País o percentual apontado para esse recorte foi 37,9%.

Ainda segundo o IBGE, a prática de atividades físicas e esportes entre os cearenses é mais comum entre os homens. Entre os praticantes, 53,6% são homens e 46,4%, mulheres.

Esportes

No Ceará, 1,6 milhão de pessoas de 15 anos ou mais de idade praticaram algum esporte conforme os dados de 2015. Os números referentes à prática de esporte são independentes dos dados referentes às atividades físicas.

A proporção de homens que praticam esporte no Ceará em relação às mulheres é ainda maior se comparando com conjunto de dados das atividades físicas e esportes. Dos praticantes de esporte, um milhão eram homens (62,4%), e 618 mil, mulheres (37,6%).

“Esses números mostram comportamento semelhante ao descrito para quem praticou esporte ou atividade física, contudo as diferenças entre os percentuais, neste caso, são maiores entre os sexos. Em quase todas as Grandes Regiões, mais de 60% dos praticantes eram homens, excetuando-se apenas a Centro-Oeste”, relata o estudo.

Atividade física

No Ceará, 961 mil pessoas de 15 anos ou mais de idade praticaram alguma atividade física no período da pesquisa, o que representou 13,8% da população dessa faixa etária. Nas atividades físicas, as mulheres são maioria: 560 mil são mulheres e 401 mil, homens.

Na prática de esporte, um milhão são homens e 618 mil eram mulheres. A taxa de prática de atividade física entre as mulheres foi 15,5% e entre os homens, 12,0% para o estado do Ceará.

Fonte: G1 CE

Tags
Mostre mais

ARTIGOS RELACIONADOS

Close