ÓTICA NOSSA SENHORA DE FÁTIMAASlide thumbnail
Home / Últimas Notícias / Destaques / Alerta! Golpe do falso pagamento de precatórios em Porteiras e Milagres-Ce

Alerta! Golpe do falso pagamento de precatórios em Porteiras e Milagres-Ce

Foto: Google Imagens
Foto Ilustrativa: Google Imagens

Em menos de um mês, duas mulheres foram vítimas do golpe do falso pagamento de precatórios na região do Cariri. O primeiro caso aconteceu na semana passada, na cidade de Porteiras-CE e o caso mais recente, aconteceu na manhã desta terça-feira (10-01), em Milagres-Ce. As vítimas preferiram não se identificar e nem prestar queixa na policia, mas informaram ao Portal OKariri, com intenção de alertar os leitores.

Segundo as vítimas, ambas receberam telefonemas nos quais as pessoas (golpistas) falaram que eram do Banco Central e as informaram que, as mesmas, tinham direito ao pagamento de precatórios, mas para tanto, elas tinham que desembolsar uma certa quantia.

Para a primeira vítima foi solicitado o valor de 2 mil reais e para a segunda, foi exigido uma quantia ainda maior, 3 mil e quinhentos reais. Esses valores, segundo os “golpistas”, eram para que a documentação fosse liberada com agilidade, em um período máximo de 3 dias. Os pagamentos deveriam ser depositados no banco, e a agência seria repassada posteriormente.

Entenda o golpe

O golpe era praticado em duas etapas. Inicialmente havia a abordagem na qual eles (golpistas), falavam nomes de pessoas que trabalhariam no Banco Central e no Banco do Brasil e, em seguida, era feita a realização do depósito em dinheiro, que seria efetuado no dia seguinte, onde a vítima passaria uma série informações sobre seus dados pessoais e documentos (idade, tempo de trabalho, RG, CPF e número do PIS).

Como agir diante do golpe

Segundo o Dr. Manuel Leandro, advogado especialista em direitos tributários, no caso de uma abordagem como essa, não se deve passar, de forma alguma, nenhum dado pessoal. Ele ainda aconselha que a vítima, procure imediatamente informações junto às agências bancárias e lembra que os bancos não fazem esse tipo de abordagem por telefone, e-mail e nem redes sociais.

Entenda o que são precatórios

Os precatórios são dívidas que o governo possui com o cidadão, que ganhou um processo na Justiça. Como por exemplo, a correção de uma aposentadoria ou pensão que tenha sido paga com erro. Essa diferença no valor, chamada de “atrasados”, é um precatório.

 

Sobre OKARIRI

Mais Informações

MEC libera R$ 273 milhões para manutenção e custeio de instituições federais; saiba mais

O Ministério da Educação (MEC) liberou R$ 273,43 milhões para manutenção, custeio e pagamento de …