- Publicidade -

Acordo garante revezamento na vaga de Domingos Neto na Câmara dos Deputados

O presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) do Ceará, Paulo Henrique Lustosa (PMDB), deve assumir esta semana a vaga de deputado federal, em substituição ao atual secretário municipal da Copa, Domingos Neto (PMDB). Porém, há acordo em curso, costurado pelo governador Cid Gomes (PSB), para que outros dois interessados na vaga se alternem no cargo até o fim do mandato: o ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques (PT) e Gera Arruda (PMDB).

O próprio Ilário explicou o acordo. Segundo ele, Lustosa deve passar apenas alguns dias como deputado, conforme O POVO antecipou na semana passada. Depois disso, haveria alternância entre o petista e Gera. “Eu assumiria, passaria uns seis ou oito meses e ele (Gera) completaria o mandato”, afirmou Ilário. Questionado se Gera já teria aceitado os termos do pacto, Ilário disse que “ele está propenso a isso”. “Estou aguardando ser chamado e pronto para assumir”, completou o ex-prefeito.

O POVO não conseguiu contato com Gera. A mãe dele e principal articuladora nesse caso, deputada estadual Inês Arruda (PMDB), também foi procurada, mas sua assessoria parlamentar informou que ela não compareceu ao gabinete e que não tinha sido possível localizá-la. Para assumir o cargo na Câmara, porém, Lustosa precisa ser exonerado da presidência do Conpam, o que pode ocorrer ainda hoje.

De acordo com a assessoria do órgão, ele estava voltando ontem da Turquia, onde passava férias, e seguiria direto para Brasília. Ainda não se sabe quem fica no comando do Conpam durante a ausência de Lustosa, já que o secretário executivo e substituto natural, Iraguassú Teixeira Filho, ainda não comunicou se fica no órgão ou se assume cargo na gestão do prefeito Roberto Cláudio (PSB).

Mais tempo
A permanência de Lustosa por apenas alguns dias na Câmara é, entre outras coisas, uma forma do governador Cid Gomes ganhar mais tempo para costurar o acordo, tarefa que estaria gerando algumas dificuldades. O principal articulador pelo lado do PT é o deputado federal José Guimarães.

No início deste mês, a Executiva Estadual petista decidiu manter a aliança com o governador Cid Gomes. Os únicos dois votos contrários foram de membros ligados à ex-prefeita Luizianne Lins (PT). Ela é presidente estadual do partido e prega a oposição a Cid, mas hoje não tem condições internas na sigla para fazer sua posição ser adotada pela maioria.

A ida de Ilário para a Câmara seria um afago de Cid aos principais setores do PT, que, embora apoiem o governador, vêm exigindo uma “repactuação” do acordo estadual.

O Povo

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS