- Publicidade -

Reforma política “não é uma verdadeira reforma política”, diz Sérgio Moro

O juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na 1ª instância, afirmou, na manhã desta terça-feira (15), que a reforma política “como está sendo pensada não é uma verdadeira reforma política”. Por outro lado, o magistrado elogiou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de proibir a doação de empresas para campanhas eleitorais.

Foto reprodução do Jornal Contabil

“Há uma tendência de quem está dentro do sistema, quem tem um cargo político, queira continuar dentro e queria deixar fora quem está fora, então, um financiamento público, por bem intencionado que seja, tem que ser muito bem pensado para evitar esse tipo de problema. Essa decisão foi extremamente importante do STF, porque o sistema anterior realmente não era adequado, mas acho – e aqui vai uma crítica, com todo respeito ao Parlamento – que essa reforma política como está sendo pensada, não é uma verdadeira reforma política, tem que ser pensada de maneira diferente para se enfrentar esse problema”.

No Congresso, os parlamentares caminham para aprovar o “distritão” como modelo para 2018, sistema que dificulta renovação no Legislativo, e a criação de um fundo de 3,6 bilhões para financiar as campanhas políticas pagos com dinheiro público. Hoje, a União já repassa R$ 800 milhões aos partidos através do fundo partidário.

Fonte: Ceará News

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS