AbaiaraDestaquesÚltimas Notícias

Abaiara-CE: População pede providencias e Prefeitura responde a respeito de cães soltos pelas ruas; confira

Abaiara
Cachorros perambulam pelas ruas e pátio da feira em Abaiara-CE | Foto enviada por populares ao Portal OKariri

Em Abaiara-CE, os cães abandonados pelas ruas têm sido um problema que tem se agravado a cada dia. Os moradores da localidade temem pela segurança e contaminação.

Os animais perambulam pelas ruas da cidade, causando uma série de transtornos a população. À noite, além do barulho dos latidos, eles incomodam quem transita pelas ruas, chegando inclusive a assustar os transeuntes de possíveis ataques. Já durante o dia, boa parte dos animais circula pela área da feira livre onde buscam por restos de alimentos.

Outro transtorno que os moradores comunicaram para a redação do portal OKariri, é quando os animais constrangem crianças e adultos quando estão cruzando para procriarem, “é muito constrangedor, minha filha de 05 anos ter que ver essas cenas e eu ter que explicar a situação” – Disse uma das mães.

Quando se trata do pátio da feira, a população acredita que pode diminuir se a coleta de lixo do local fosse feira regulamente, pois segundo eles “onde tem lixo, tem cachorros e outros animais, inclusive peçonhentos”, ponderou um morador.

Os mesmos moradores que reclamam, querem que o problema seja resolvido de uma forma que fique bom para a população, sem que haja nenhum tipo de maus-tratos aos animais.

Os cachorros podem transmitir algumas doenças aos seres humanos quando eles não são devidamente tratados. As principais doenças transmitidas pelos bichos incluem micose, leptospirose, doença de Lyme, ancilostomose ou raiva, por exemplo. As crianças e os indivíduos com o sistema imune comprometidos são geralmente os mais afetados.

O OUTRO LADO

Em nota a Secretária de Saúde do Município, Elenita Tavares respondeu a nossa redação; confira na integra:

NOTA:

Caro Portal OKariri, a respeito da problemática em questão, trata-se de um tema amplamente debatido em nossa Macrorregião de Saúde, inclusive sendo pauta recorrente nas reuniões ordinárias de gestores da saúde.

 Na última Conferência Macrorregional de Vigilância em Saúde ocorrida no município de Juazeiro do Norte em setembro de 2017, promovida pelo Conselho Estadual de Saúde, foi deliberado como proposta a construção de um Centro Regional de Zoonoses, bem como uma medida emergencial neste sentido, sem êxito até o momento.

 O município tem feito a vacinação de cães, com indicadores satisfatórios de imunização, todavia, estamos aguardando posicionamento da Secretaria de Saúde do Estado a fim de colaborar no sentido de auxiliar os municípios da Região do Cariri na correta destinação desses cães.

Tags
Ver Mais

ARTIGOS RELACIONADOS

Close