- Publicidade -

Milagres-Ce: Acontece semana de luta de conscientização contra a Hanseníase; Saiba mais

Hanseníase, Saúde MilagresDia 29 de janeiro é o Dia Mundial da Luta contra a Hanseníase. Como parte das ações que marcam esse dia, o Ministério da Saúde lançou campanha com foco no diagnóstico precoce da doença. A hanseníase é uma doença com baixa incidência no Brasil, mas que ainda gera muito preconceito. Apesar da redução dos casos, ainda não se pode considerar que a doença esteja controlada.

Pensando nisso, a secretaria de Saúde e o Departamento de Vigilância em Saúde do município de Milagres-Ce, chamam a sua atenção para essa semana de alerta sobre a hanseníase, com o intuito de conscientizar a população de que o tratamento é garantido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Atividades estarão sendo realizadas durante toda a semana pelos profissionais da saúde até o Dia D. Participe!

 

A doença

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa. Seus sintomas mais comuns são manchas esbranquiçadas ou um pouco avermelhada com dormência. A sensibilidade da área afetada é grande, causando queda de pelos na região. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

Tratamento
A hanseníase é causada pelo Mycobacterium Leprae e é transmitida por meio de contato direto e prolongado com o doente sem tratamento. A transmissão ocorre normalmente pelas vias aéreas superiores. O desenvolvimento depende das condições do sistema imunológico do indivíduo ao qual foi transmitido o bacilo. Entre os sintomas principais estão: manchas na pele com alterações de cor e de sensibilidade, dormência, queda de pelos e comprometimento de nervos periféricos.

Os casos suspeitos de hanseníase são encaminhados à rede básica de saúde para confirmação e início imediato do tratamento.

 

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS