DestaquesMilagresÚltimas Notícias

Milagres-CE: Cavalgada e missa homenageia vaqueiro falecido há 12 anos; veja vídeo

José Renato
Cavalgada em prol do vaqueiro José Renato | Foto Dorgival Monteiro para o OKariri.com

“Bom vaqueiro nordestino,

morre sem deixar tostão.

O seu nome é esquecido

Nas quebradas do sertão…”

                                Luiz Gonzaga

A história do jovem vaqueiro José Renato da Silva poderia ser como a de milhares de outros heróis anônimos dos sertões nordestinos, que morrem sem deixar tostão, e o nome esquecido nas quebradas do sertão.

José Renato era um vaqueiro dedicado a sua luta diária. Trabalho pesado, braçal, árduo e que requer muita coragem. Enfrentando diariamente as intempéries da natureza, estava ele a montar no lombo de seu cavalo, entoar aboios, e conduzir o gado pela caatinga afora.

A trajetória do vaqueiro José Renato foi interrompida de forma trágica. Saiu de casa para trabalhar, cumprir mais um dia de rotina. Montou seu cavalo, entoou um dolente aboio e seguiu mata adentro. Passados três dias, sem retornar para casa, familiares e amigos iniciaram uma busca, esperançosos por alguma notícia, mas, infelizmente, o encontraram sem vida. No fatídico, 11 de junho de 2006, segundo relato dos amigos que encontraram o corpo, as evidências levam a crer que o cavalo tombou em um buraco, caindo por cima do vaqueiro, ocasionando o óbito. A violência da queda foi fatal também para o cavalo.

No ano seguinte (2007), como forma de homenagear a memória de José Renato, os amigos e familiares, organizaram uma romaria e missa em sufrágio de sua alma, saindo em cortejo do Sítio Olho d’água até o Sítio Jorge, local onde foi encontrado o corpo, sendo em seguida erigida uma capela e um monumento. Atualmente a missa do vaqueiro como ficou conhecida, conta com a participação de centenas de pessoas. Nesse ultimo domingo (10/06), a romaria e missa contou com a participação de centenas de vaqueiros de toda região, cantadores, violeiros, aboiadores, amigos e familiares, que além de expressarem sua fé e religiosidade, lembraram com muita saudade do herói do sertão. O seu nome não foi esquecido nas quebradas do sertão.

Veja o vídeo: 

VEJA FOTOS DO EVENTO:

 

Tags
Ver Mais

ARTIGOS RELACIONADOS

Close