Porteiras-CE: Eleitores “madrugam” para fazer a biometria eleitoral

Eleitores de 46 municípios cearenses precisam fazer cadastramento biométrico. A um mês do encerramento do prazo de recadastramento biométrico,...

Eleitores de 46 municípios cearenses precisam fazer cadastramento biométrico. A um mês do encerramento do prazo de recadastramento biométrico, no dia 18 de março, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará aumenta a rotina dos trabalhos nos cartórios eleitorais para atendimento aos eleitores nestes 46 municípios.

Os trabalhos de Biometria em Porteiras-CE estão até por volta de meia noite, tem eleitores que chegam ainda na madrugada | Foto: Kleyton Vidal
Os trabalhos de Biometria em Porteiras-CE estão até por volta de meia noite, tem eleitores que chegam ainda na madrugada | Foto: Kleyton Vidal

Eleitores no estado

Em todo o Ceará, 1 milhão e 500 mil eleitores já fizeram o recadastramento e poderão votar em 2016 através da identificação biométrica. Os eleitores de Sobral, Alcântaras, Forquilha, Aquiraz, Eusébio, Crateús, Ipaporanga e Juazeiro do Norte já votaram, em 2014, através da biometria. Em 2015, mais oito municípios encerraram os trabalhos de recadastramento: Ibiapina, Limoeiro do Norte, Camocim, Ubajara, Milagres, Abaiara, Iguatu e Quixelô. Com o encerramento do prazo do recadastramento biométrico, no próximo dia 18 de março, mais 46 municípios vão se juntar a esses 16 municípios, perfazendo um total de 62 (33,7%) dos 184 municípios do Estado que concluirão os trabalhos de identificação biométrica para as eleições deste ano.

Relação de cidades

46 municípios cearenses que deverão encerra os trabalhos da biometria obrigatória no próximo dia 18 de março: Altaneira, Amontada, Aratuba, Banabuiú, Barbalha, Baturité, Bela Cruz, Brejo Santo, Capistrano, Caridade, Cariré, Caririaçu, Cariús, Crato, Farias Brito, Frecheirinha, Granjeiro, Groaíras, Horizonte, Irauçuba, Itaitinga, Itapagé, Itapipoca, Itapiúna, Itarema, Jardim, Jati, Jucás, Maracanaú, Marco, Meruoca, Miraíma, Missão Velha, Mulungu, Nova Olinda, Ocara, Paraipaba, Paramoti, Penaforte, Porteiras, Quixeré, Santana do Cariri, Tejuçuoca, Tianguá, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

Em Porteiras

Embora o TRE-CE tenha montado uma infraestrutura para atender a todos os eleitores, através do agendamento, que pode ser feito no telefone 148 e no site do tribunal, Alguns municípios enfrentam dificuldade para realizar o recadastramento, Porteiras é um desses.

Os eleitores porteireses reclamam a grande movimentação para o recadastramento, segundo eles o total de atendentes é insuficiente, e muitos deles chegam a ficar cerca de quatro a cinco horas esperando atendimento, a grande maioria chega a “madrugar” para conseguir uma senha, alguns levam inclusiva a rede para poder descansar.

Algumas medidas vêm sendo tomadas pelo TRE-CE que nos próximos dias, visitará as regiões do Estado para acompanhar os trabalhos de recadastramento biométrico obrigatório.

LOTEAMENTO

LEIA TAMBÉM