Dia do meio ambiente. Relembre: Em Milagres-CE, Município corre risco de perder a “Pedra do chapéu”; Veja vídeo

A “Pedra do Chapéu” em Milagres-CE é um dos monumentos naturais mais bonitos da região do Cariri cearense, ela...

Pedra do Chapéu
Foto: Agência OKariri

A “Pedra do Chapéu” em Milagres-CE é um dos monumentos naturais mais bonitos da região do Cariri cearense, ela é uma pedra grande, em cima de pedras menores, seu formado de um lado de fato parece um chapéu, e de outro parece um pássaro (um gavião) pousado, ela está localizada em um vale, em média a três quilômetros da sede do município de Milagres-CE. Para chegar até ela, é preciso cruzar por boa parte da cidade e entrar no calvário (cenário de pedra onde era encenado o evento “Paixão de Cristo”), em seguida atravessar o lixão (aterro a céu aberto) onde são jogados os resíduos da cidade.

Olhando desse angulo a “Pedra do Chapéu” Parece um pássaro | Foto: Agência OKariri
Olhando desse ângulo a “Pedra do Chapéu” Parece um pássaro | Foto: Agência OKariri

Se bem aproveitada, a “Pedra do Chapéu” poderia ser um símbolo turístico do município, gerando renda e reconhecimento ao município. Há inclusive uma promessa do atual gestor (ainda não realizada), de ser construído um calçadão de acesso entre a sede e o monumento.

Ideia de uma rota turística

Para gerar renda, seria interessante ter uma rota turística, segue uma ideia para melhor aproveitar tanto a pedra quanto outras atrações da cidade (na sequencia):

  1. Cruz da Menina – O turista conheceria a historia da “Cruz da Menina”, que foi uma adolescente abusada sexualmente e em seguida assassinada. Historia essa, muito semelhante a da menina Benigna de Santana do Cariri-CE.
  2. “Calvário” – Em época de Semana Santa o turista poderia assistir a via sacara (“Paixão de Cristo”). Fora do período, o cenário poderia ser usado para apresentações religiosas.
  3. “Pedra do Chapéu” – O final da rota deveria ser uma trilha de aventura, onde os turistas conheceriam a beleza do vale, encerrando na pedra do chapéu, onde poderia próximos as suas imediações haver restaurantes, vendas de artesanatos, locais para eventos e vendas de artesanatos.
Olhando desse angulo a “Pedra do Chapéu” de fato, parece um chapéu| Foto: Agência OKariri
Olhando desse ângulo a “Pedra do Chapéu” de fato, parece um chapéu| Foto: Agência OKariri

Este seria um projeto ousado que demanda tempo e dinheiro. Em execução, seria preciso haver a transferência do lixão, melhoras na infraestrutura das ruas percorridas, construção de um museu para contar a historia da “Cruz da menina” e da “Paixão de Cristo” iniciada pelo Artista Raimundo Hélio e nas imediações da pedra poderia ser construído restaurantes, lanchonetes, local para eventos e para venda de artesanatos.

Risco de perder

Não sabemos se vai haver uma exploração turística e nem um calçadão até o local, o que sabemos é que de imediato a “Pedra do Chapéu” está precisando ser preservada, atualmente Milagres corre o risco de perder o monumento natural, pois a pedra está perigando cair devido a ação do tempo (chuva e vento). Não dar para calcular em quanto tempo isso poderá acontecer, mas o fato é que é preciso fazer algo para que a ´pedra não caia.

Veja as belezas da “Pedra do Chapéu”

https://youtu.be/s4v8YkkOZMk

Matéria exibida em 28 de fevereiro de 2016, realizada em Parceria Som da Terra e Portal OKariri.

LEIA TAMBÉM