A “Pedra do Chapéu” em Milagres-CE é um dos monumentos naturais mais bonitos da região do Cariri cearense, ela é uma pedra grande, em cima de pedras menores, seu formado de um lado de fato parece um chapéu, e de outro parece um pássaro (um gavião) pousado, ela está localizada em um vale, em média a três quilômetros da sede do município de Milagres-CE. Para chegar até ela, é preciso cruzar por boa parte da cidade e entrar no calvário (cenário de pedra onde era encenado o evento “Paixão de Cristo”), em seguida atravessar o lixão (aterro a céu aberto) onde são jogados os resíduos da cidade.

Se bem aproveitada, a “Pedra do Chapéu” poderia ser um símbolo turístico do município, gerando renda e reconhecimento ao município. Há inclusive uma promessa do atual gestor (ainda não realizada), de ser construído um calçadão de acesso entre a sede e o monumento.
Ideia de uma rota turística
Para gerar renda, seria interessante ter uma rota turística, segue uma ideia para melhor aproveitar tanto a pedra quanto outras atrações da cidade (na sequencia):
- Cruz da Menina – O turista conheceria a historia da “Cruz da Menina”, que foi uma adolescente abusada sexualmente e em seguida assassinada. Historia essa, muito semelhante a da menina Benigna de Santana do Cariri-CE.
- “Calvário” – Em época de Semana Santa o turista poderia assistir a via sacara (“Paixão de Cristo”). Fora do período, o cenário poderia ser usado para apresentações religiosas.
- “Pedra do Chapéu” – O final da rota deveria ser uma trilha de aventura, onde os turistas conheceriam a beleza do vale, encerrando na pedra do chapéu, onde poderia próximos as suas imediações haver restaurantes, vendas de artesanatos, locais para eventos e vendas de artesanatos.

Este seria um projeto ousado que demanda tempo e dinheiro. Em execução, seria preciso haver a transferência do lixão, melhoras na infraestrutura das ruas percorridas, construção de um museu para contar a historia da “Cruz da menina” e da “Paixão de Cristo” iniciada pelo Artista Raimundo Hélio e nas imediações da pedra poderia ser construído restaurantes, lanchonetes, local para eventos e para venda de artesanatos.
Risco de perder
Não sabemos se vai haver uma exploração turística e nem um calçadão até o local, o que sabemos é que de imediato a “Pedra do Chapéu” está precisando ser preservada, atualmente Milagres corre o risco de perder o monumento natural, pois a pedra está perigando cair devido a ação do tempo (chuva e vento). Não dar para calcular em quanto tempo isso poderá acontecer, mas o fato é que é preciso fazer algo para que a ´pedra não caia.
Veja as belezas da “Pedra do Chapéu”
Matéria exibida em 28 de fevereiro de 2016, realizada em Parceria Som da Terra e Portal OKariri.