Conta de água terá aumento a partir de novembro; consumidores continuam insatisfeitos com a Cagece

“Objetivo de garantir o equilíbrio econômico-financeiro e a sustentabilidade das operações”....
Foto/Internet

A conta de água e esgoto sofrerá um reajuste a partir de 5 de novembro deste ano, com uma revisão de 9,73% nas tarifas para todas as categorias de consumo nos municípios atendidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Com o novo valor, o preço médio dos serviços de água e esgoto será de R$ 6,90 por metro cúbico. A medida foi aprovada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) na última quinta-feira (2), durante reunião do Conselho Deliberativo.

Curiosamente, ou talvez estrategicamente, antes do anúncio do aumento, a Cagece veiculou uma peça publicitária na TV, destacando os pontos positivos da instituição. No entanto, a companhia segue sendo uma das mais reclamadas pelos consumidores. Entre as queixas recorrentes estão o gosto da água, a falta de abastecimento em diversas áreas, a demora no atendimento e os buracos causados pelas obras de manutenção nas vias públicas, entre outros problemas.

Além disso, pagar pela água da Cagece já representa até 5% da renda das famílias mais pobres do estado. A empresa justifica o reajuste extraordinário afirmando que a revisão leva em consideração os custos operacionais e de manutenção de 2024, com o “objetivo de garantir o equilíbrio econômico-financeiro e a sustentabilidade das operações”.

LEIA TAMBÉM