Libertadores: Confira o guia da pré-Libertadores e fique por dentro de todos os confrontos

O maior torneio de clubes da América do Sul vai começar. Nesta semana a 55ª edição da Copa Libertadores...

O maior torneio de clubes da América do Sul vai começar. Nesta semana a 55ª edição da Copa Libertadores terá início com os confrontos da fase preliminar, mais conhecida como pré-Libertadores, onde 12 times buscam as últimas seis vagas para a fase de grupos da competição.

Dois times brasileiros, Atlético-PR Botafogo, ainda correm atrás dessas vagas para não deixarem o sonho do primeiro título da Libertadores escapar pelos dedos antes mesmo dela, de fato, começar. Outros clubes de grande tradição, como o Nacional-URU e a Universidad de Chile, também buscam sua classificação. Confira o mini-guia abaixo para saber mais sobre os confrontos!

Sporting Cristal x Atlético-PR 

Apesar de não viver uma boa fase e ter sido desclassificado antes da fase final do Descentralizado, nome que se dá ao Campeonato Peruano, o Sporting Cristal tem bastante experiência em competições internacionais, sendo a terceira equipe com mais títulos de seus país, e pode complicar a vida do Atlético-PR.

Já o Furacão vem de uma boa campanha na última edição do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, onde foi vice-campeão, perdendo a final para o Flamengo. Porém, o Atlético-PR não possui grande tradição internacional e isso pode pesar no confronto.

Favorito: O mais cotado para vencer a partida e se classificar para a fase de grupos da Libertadores é o Atlético-PR. Ambas equipes apostam muito na velocidade de seus ataques, mas a equipe brasileira possui um diferencial: a força física dos jogadores.

Partidas

Ida: 29/01, às 22h (de Brasília), no estádio Nacional de Peru, no Peru.
Volta: 05/02, às 22h (de Brasília), no estádio Durival de Britto, Brasil.

Destaques do Sporting Cristal

César Delgado: o zagueiro foi eleito um dos melhores defensores da última edição do campeonato nacional.

Irven Ávila: o rápido atacante foi o vice-artilheiro do “Peruanão” e é a promessa de gols do time.

Destaques do Atlético-PR

Marcelo Cirino: é um atacante muito versátil e pode exercer papel de ponta ou atuar como homem de referência.

Éderson: artilheiro do último Brasileirão, o atacante é o homem-gol da equipe

Manoel: além de ser preciso na marcação, o zagueiro é uma perigosa arma que o Furacão tem nas cobranças de escanteio.


Deportivo Quito x Botafogo

“Cascudo” na Libertadores, com sete participações, o Deportivo Quito tem como principais armas a maior experiência na competição e a altitude de 2.850 metros que assombra os jogadores que atuam na capital do Equador. Contudo, seu elenco fica deixando a desejar quando comparado ao de seu adversário no confronto.

Há 17 anos sem disputar o torneio continental, o Botafogo conseguiu a classificação para pré-Libertadores fazendo sua melhor campanha no Campeonato Brasileiro, desde o início da era dos pontos corridos, em 2001. Apesar das notáveis baixas que teve na janela de transferência, a equipe alvinegra ainda possui um time qualificado para disputa da competição.

Favorito: O Glorioso é o favorito para garantir a classificação para a fase de grupos do torneio continental. Apesar de ter um 12º jogador a seu favor na primeira partida – a altitude –  que pode complicar a vida do Botafogo, a equipe equatoriana tem vivido uma crise financeira que acarretou na saída dos grandes nomes do time. No total, o Deportivo Quito contratou 17 reforços para esta temporada e o entrosamento deve atrapalhar a atuação da equipe.

Partidas

Ida: 29/01, às 22h (de Brasília), no estádio Olímpico Atahualpa, Equador.
Volta: 05/02, às 22h (de Brasília), no estádio Maracanã, Brasil.

Destaques do Deportivo Quito

Christian Lara: o meio-campista da seleção equatoriana, contratado esta temporada, tem bastante qualidade e dita o ritmo da equipe.

Destaques do Botafogo

Jefferson: goleiro da seleção brasileira, o jogador passa tranquilidade e segurança à frente da meta alvinegra.

Dória: o jovem atleta da base teve uma rápida ascensão no time e conquistou seu espaço na defesa do Botafogo . Veloz e preciso na marcação, o zagueiro já chegou a receber sondagens de clubes europeus.

Lodeiro: rápido e versátil, o meia da seleção uruguaia é o “motorzinho” do time e, jogando aberto pelas pontas, pode aparecer como boa opção no ataque.


Universidad de Chile x Guaraní-PAR

O Guaraní é um time de médio porte do Paraguai, que apesar de nunca ter sido rebaixado em sua história, também não tem vivido momentos de glórias. Apesar de seu último título ter sido o Apertura, torneio nacional realizado no primeiro semestre do ano, em 2010, o auge do clube foi na década de 60, mais conhecida pelos torcedores como “Década de Ouro”, onde os aurinegros se sagraram campeões paraguaios por três vezes. O clube, porém, tem pouca experiência internacional e nunca ganhou um título fora do país.

Já a Universidad de Chile é uma equipe com muito mais tradição e bagagem internacional do que o Guaraní. Recentemente o clube foi campeão da Copa Sul-Americana (2011) e semifinalista da Libertadores, em 2010 e 2012. Mais conhecida como “La U”, a Universidad de Chile é o segundo clube com mais títulos nacionais (16), ficando atrás apenas do Colo-Colo, que tem 29 canecos.

Favorito: A Universidad de Chile é o franco favorito para conquistar a vaga na fase de grupos da Libertadores, por possuir um elenco muito mais qualificado do que o da equipe paraguaia.

Partidas

Ida: 30/01, às 21h (de Brasília), no estádio Nacional de Chile, no Chile.
Volta: 06/02, às 20h30 (de Brasília), no estádio Rogelio Livieres, no Paraguai.

Destaques da Universidad de Chile

Ruben Farfán: veloz e bom finalizador, o jovem atacante tem tido um crescimento meteórico na carreira, despertando o interesse de clubes europeus.

Sebastián Ubilla: o atacante chegou a “La U” após ser o artilheiro da fase regular do Torneio Apertura 2012, quando ainda jogava pelo Santiago Wanderers, e desde então mantém o faro de gols, balançando as redes adversárias por diversas vezes.


Caracas x Lanús

Maior vencedor do Campeonato Venezuelano, com 11 títulos, e atual campeão da Copa da Venezuela, o Caracas é o clube de maior tradição no país. Com aparições constantes na competição continental, o experiente time promete fazer uma partida bem disputada contra o Lanus.

Atual campeão da Copa Sul-Americana e vice do Torneio Inicial de 2013, o Lanús chega forte para o confronto da pré-Libertadores. O clube argentino conta com jogadores de qualidade e que podem fazer a diferença no confronto.

Favorito: Apesar de ser um dos confrontos mais equilibrados, o elenco do Lanus leva vantagem sobre o time do Caracas e fazendo o jogo de volta com o apoio de sua torcida, é o favorito para conseguir a classificação.

Partidas

Ida: 30/01, às 23h15 (de Brasília), no estádio Olimpico de la UCV, Venezuela.
Volta: 06/02, às 23h (de Brasília), no estádio La Fortaleza, Argentina.

Destaques do Lanús

Lautaro Acosta: formado nas bases do Lanús, o meia atuou no futebol europeu por cinco anos e retornou ao clube que o revelou, na última temporada. Acosta é o cérebro do time e dita o ritmo do meio-campo.

Santiago Silva: referência no ataque, o “El Tanque” é o típico atacante trombador e que não desiste da jogada, dando muito trabalho para a zaga adversária. Ele se posiciona muito bem dentro da área e tem como principal arma o cabeceio preciso.

Destaques do Cararas

Andrés Sánchez: desde sua chegada ao clube venezuelano, o defensor se tornou um jogador fundamental para zaga da equipe. Um dos atletas que mais tempo permanecem em campo pelo Caracas, Sanchéz é o pilar da defesa e passa segurança para seus companheiros.

Monarcas Morelia x Independente Santa Fé-COL

O desconhecido time do Monarcas Morelia ganhou seu único título nacional da primeira divisão em 2000. Na ocasião, o clube levantou o caneco de inverno do Campeonato Mexicano, que é disputado em dois turnos, denominados inverno e verão. A equipe vem crescendo dentro do cenário nacional e busca a vaga na fase de grupos da Libertadores para tentar cravar seu nome no cenário internacional.

Primeiro campeão da história do futebol profissional colombiano, o Independente Santa Fé é um clube com muito mais tradição que seu adversário na fase preliminar da Libertadores. Sete vezes campeão nacional, sendo o último título levantado em 2012, o Expresso Vermelho não deve ter dificuldades para conseguir sua classificação.

Favorito: Com uma “bagagem” internacional muito maior que a do Monarcas Morelia, o Independente Santa Fé é o franco favorito para conseguir uma vaga na fase de grupos da Libertadores.

Partidas

Ida: 28/01, às 23h15 (de Brasília), no estádio Morelia, México.
Volta: 04/02, às 23h30 (de Brasília), no estádio El Campín, Colômbia.

Destaques do Monarcas Morelia

Arévalo Rios: ex-jogador da seleção uruguaia e do Botafogo, o experiente volante é o ponto de equilibrio da marcação no meio-campo do time mexicano.

Destaques do Independiente Santa Fé

Édison Méndez: primeiro jogador equatoriano a disputar uma partida da Champions League, o meio-campista é conhecido pelos passes precisos e chutes fortes de longa distância. Veterano na seleção nacional, Mendéz ja atuou pelo PSV, da Holanda, e pelo Atlético-MG.

Oriente Petrolero x Nacional-URU

Mesmo sendo um dos únicos clubes que nunca disputaram a Segunda Divisão colombiana, desde que começou a participar da liga profissional em 1977, o Oriente Pretolero é pouco conhecido fora de seu país. Sua melhor participação na Libertadores aconteceu em 1988, quando foi eliminado nas quartas-de-final pelo América de Cáli, da Colômbia, após desbancar equipes tradicionais, como o Colo-Colo, do Chile. É o quinto clube colombiano com mais títulos nacionais, com quatro conquistas em sua história.

Totalmente ao contrário de seu adversário na fase preliminar, o Nacional-URU é bastante conhecido no cenário internacional. O clube é tricampeão da Libertadores e bicampeão da Copa Intercontinental, que foi disputada entre 1960 e 2004, pelos campeões da Champions League e da Copa Libertadores. É o segundo clube com mais títulos nacionais, com 44 conquistas, atrás apenas de seu maior rival, o Peñarol, que acumula 49 taças de campeão uruguaio.

Favorito: o Nacional-URU é disparadamente o favorito para sair com a vaga na fase de grupos. O clube possui um elenco muito mais qualificado que o do Oriente Petrolero, que não deve complicar o jogo para o time uruguaio.

Partidas

Ida:
 28/01, às 21h (de Brasília), no estádio Ramón Tahuichi Aguilera, Colômbia.
Volta: 04/02, às 21h (de Brasília), no estádio Parque Central, Uruguai.

Destaques do Oriente Petrolero

Miguel Hoyos: o goleiro Hoyos, de 32 anos, representou seu país em três Copas América e é o capitão da equipe. Com bastante experiência ele transmite segurança para toda defesa.

Destaques do Nacional-URU

Álvaro Recoba: mesmo com 37 anos, o experiente atacante mostra que não perdeu o faro de gol. Um dos ícones da Inter de Milão, da Itália, Recoba foi campeão uruguaio pelo Nacional e eleito o melhor jogador da competição na temporada 2011/12, e quer mais um título para sua carreira.

Juan Mascia: o jovem atacante coleciona passagens pelas seleções de base do Uruguai e é uma das promessas do país.

Andrés Scotti: ponto de equilíbrio da zaga, o experiente defensor uruguaio esteva no elenco que foi quarto lugar na Copa do Mundo, em 2010, e foi campeão da Copa América, em 2011.

LEIA TAMBÉM