Se o Selo UNICEF reconhece os avanços na promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios da Amazônia Legal e do Semiárido, quem não conquista a honraria significa que não avançou o suficiente na temática.
Dos 184 municípios cearenses, 158 foram contemplados com o selo nesta edição. Dos 26 que não conquistaram o prêmio, seis estão no Cariri (Abaiara, Caririaçu, Jardim, Missão Velha, Santana do Cariri e Tarrafas). O Selo UNICEF é uma das maiores iniciativas do UNICEF no mundo em longevidade e abrangência territorial.
A iniciativa reconhece os avanços em políticas públicas para crianças e adolescentes nos últimos quatro anos. 2.023 municípios de 18 estados confirmaram participação na edição 2021-2024 do Selo UNICEF.
Fica a expectativa das próximas administrações para saber se investirão o suficiente para cumprirem os requisitos para a próxima edição do prêmio, que será daqui a quatro anos.