- Publicidade -

Cearense de Abaiara está entre os cientistas pesquisadores mais influentes do mundo

A Alper-Doger Scientific Index 2021 divulgou uma lista dos 10.000 pesquisadores mais influentes da América Latina (AL) e dos BRICS em todas as áreas da ciência e entre eles está uma cearense, a professora Dra. Teresinha Gonçalves da Silva, filha de agricultores nascida no Sítio queimadas em Abaiara, que atualmente trabalha na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco).

Dra. Teresinha Gonçalves da Silva | Foto: acervo pessoal

Este índice é baseado principalmente no número de vezes que um cientista é citado em trabalhos de outros cientistas abrangendo os últimos cinco anos. O “Índice Científico AD” mostra a classificação de um cientista individual por 12 áreas (Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito e Estudos Jurídicos, Medicina e Ciências da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e outras). Ao contrário de outros sistemas que avaliam periódicos e universidades, o sistema AD Scientific Index, criado pelos Professores Dr. Murat Alper e Dr. Cihan Doger avalia, especialmente, a produção científica individual dos pesquisadores. Além disso, o índice ordena as instituições com base nas características dos seus cientistas.

A conquista da Dra. Teresinha Gonçalves foi na área de Química farmacêutica e Medicinal, a UFPE teve cinco pesquisadores destacados neste Ranking, Teresinha ficou em primeiro lugar no estado, segundo no país, terceiro na América Latina e 103ª no mundo. A professora, Dra. Teresinha Gonçalves da Silva, cearense, é graduada em Farmácia com Doutorado em Ciências Biológicas e Química Terapêutica pela UFPE e pela Université de La Méditerranée de Marseille da França.  Atua na descoberta de novos fármacos com atividade anticâncer e anti-inflamatória, oriundos de produtos naturais, sintéticos e biotecnológicos.

“Agradeço a Deus, aos meus pais (em saudosa memória) e a todos os meus irmãos, em especial a Zélia, que me sustentou nos primeiros anos de universidade! Ao Anselmo que sempre me apoiou no meu trabalho, em todos os momentos. Aos meus sobrinhos, sobrinhas, cunhados e cunhadas pela confiança e admiração. Não tenho palavras para agradecer. Amo vocês!” – agradeceu a Dra.

Para ficar bem informado, siga o OKariri no Facebook, no youtube no Twitter e no Instagram. Receba as informações e ajude a aumentar as nossas comunidades.

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

MAIS POPULARES