O projeto “Mulheres Pretas: resistência, luta e valorização”, da EEEP Professor José Osmar Plácido da Silva, de Barro (CE), está entre os cinco vencedores do Prêmio Terra de Sabidos 2025, promovido pelo Diário do Nordeste.
A iniciativa combate o racismo e valoriza a negritude de meninas e mulheres negras na escola e na comunidade. O projeto desenvolve ações de letramento racial, formação docente e diálogo comunitário, com palestras, oficinas, exposições e o podcast “Café com Melanina” — reconhecido com o Selo Escola Antirracista e prêmios acadêmicos.
As estudantes Clara Vitória Soares Fernandes e Amanda Lourane Bezerra Rocha são as autoras do projeto, sob orientação do educador Yan Bezerra de Morais, com coautoria de Maria Inedi Leite.
O Prêmio Terra de Sabidos celebra experiências inspiradoras da educação pública cearense, valorizando iniciativas que transformam realidades por meio da aprendizagem, inclusão e cidadania. A cerimônia de premiação acontece em 29 de outubro.
✨ Uma conquista que enche de orgulho a educação de Barro e mostra a força das mulheres pretas na construção de um futuro mais justo e diverso.





