Notícias divulgadas recentemente, informaram que o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE), por meio da Zona Eleitoral de Barro, teria decidido por meio de liminar, a favor de uma denúncia movida pela Comissão Provisória Municipal do Partido Social Democrático (PSD), do município de Barro contra a empresa Exata Solutions Ltda, alegando irregularidades em uma pesquisa eleitoral realizada pela empresa e registrada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número CE-00993/2024 e divulgada posteriormente.
Na alegação, o PSD relatou que o plano amostral não cumpria os requisitos estabelecidos pelo TSE. Ainda foi mencionado que haveria um erro na data de realização, pois a empresa teria divulgado que foi entre os dias 24 e 27 de julho, mas o questionário tinha a data de março de 2024.
Outro problema que os denunciantes alegaram foi as divergências na ausência de assinatura digital do estatístico responsável, que foi depois adicionada. Além disso, a pesquisa teve indícios de ser tendenciosa, quando não colocou no questionário as opções dos votos em branco e nulos. Outras ações que geraram suspeitas da contratação da pesquisa foi o valor de R$ 6 mil reais da empresa contratada e a distância dela, sendo ela do Estado do Pará.
O juiz eleitoral resolveu deferir o pedido de liminar e deu o prazo de dois dias para apresentação da defesa. Com base nisso, e sabendo que uma decisão liminar é aquela proferida em caráter de urgência, mas que é uma decisão temporária, pois depende de confirmação por sentença de mérito, foi que a empresa apresentou a defesa e divulgou uma nota.
Na nota de esclarecimento, a empresa Exata Solutions disse prezar pela integridade e, que ao tomar ciência da decisão liminar assegurou que estavam “adotando as medidas judiciais cabíveis para demonstrar a regularidade e a conformidade de nossa pesquisa com todas as normas legais vigentes”. Confira na íntegra:
Nota de Esclarecimento
A Exata Solutions vem a público esclarecer que sempre atuou com o mais alto padrão de legalidade e transparência em todas as suas atividades, especialmente nas pesquisas eleitorais realizadas. Prezamos pela integridade dos nossos processos e pela veracidade das informações que oferecemos à sociedade.
Tomamos ciência da recente decisão liminar proferida pela Justiça Eleitoral referente à pesquisa realizada no município de Barro. Gostaríamos de assegurar a todos que estamos adotando as medidas judiciais cabíveis para demonstrar a regularidade e a conformidade de nossa pesquisa com todas as normas legais vigentes.
Reiteramos nosso compromisso com a ética e com o respeito às instituições, confiantes de que as devidas providências legais comprovarão a lisura do nosso trabalho.
Agradecemos a compreensão de todos e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Exata Solutions
8 de agosto de 2024