Search
Close this search box.

Barro-Ce: EP José Osmar discute questões étnico-raciais em podcast e monólogo

A EEEP Professor José Osmar Plácido da Silva, do município de Barro-Ce, realizou na manhã...

A EEEP Professor José Osmar Plácido da Silva, do município de Barro-Ce, realizou na manhã da terça-feira (29.08), um podcast intitulado PODCAST PARA AQUELES QUE MAIS BRILHAM! E monólogo para tratar de questões étnico-raciais, o evento faz parte de uma das ações do Projeto Científico, O PODER DAS NARRATIVAS MIDIÁTICAS NA CONSTRUÇÃO DOS DISCURSOS POLÍTICOS E SOCIOCULTURAIS.

Para os professores e alunos, o evento foi muito produtivo, pois além de esclarecedor foi principalmente, conciliador.

Discutir as relações étnico-raciais é fundamental para entender e abordar as desigualdades sociais que muitas vezes estão ligadas a fatores étnico-raciais. O Brasil tem uma história de colonização e escravidão que teve um impacto profundo nessas relações, o que tornam esses assuntos de extrema importância para o país.

Será que isso acontece na vida real ou só na ficção? Como identificar que alguém está sofrendo discriminação social? Como você ver as narrativas encontradas nos livros de história, por exemplo, já que estes trazem o preto como escravo e não escravizados, como uma condição naquele momento da história? Essas foram algumas das perguntas feitas.

Ao lembrar do caso do jogador de futebol Vinícius Júnior, que foi vítima de racismo 10 vezes na Espanha, também houve reflexão sobre o racismo, mostrando assim que qualquer pessoa pode sofrer com esse problema. A partir daí, foram feitas indagações sobre as cotas raciais, vaga de emprego, de como a sociedade de hoje ver o preto, dentre outros questionamentos.

O Podcast foi mediado pelo Diretor da EEMTI Mauro Sampaio e pelos alunos Edson Ferreira do 1° ano do Curso de Administração e Luiz Gabriel do 2° ano do Curso de Desenvolvimento de Sistemas da EP José Osmar, já o Monólogo QUEM SOU EU! EM 30 MINUTOS, que também trazia em sua essência a temática étnico-racial, foi realizado por Artálio Furtado da Crede 20.

O evento também contou com a participação do Diretor da EEMTI Deputado Antônio Leite Tavares, Anchieta Mariano, do Distrito de Iara, do Diretor da EP José Osmar, Firmino Tavares Neto, além do corpo discente das três Escolas Estaduais.

Veja fotos:

via GIPHY

Quer receber nossas notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos, basta clicar AQUI e escolher.

LEIA TAMBÉM