Barro registra recorde de calor: dias de frio à noite e calor extremo durante o dia

Todos os 184 municípios do Ceará registraram focos de calor no ano passado – ou seja, ninguém escapou....
Foto/internet

Quem anda pelo Ceará já percebeu: de noite bate aquele friozinho gostoso, mas quando o sol aparece… é “quentura” para dar e vender!

No Cariri, por exemplo, a cidade de Barro liderou o ranking do calor em 2024, passando 118 dias com os termômetros acima dos 38ºC. É quase quatro meses de forno ligado na potência máxima!

Os dados são do Anuário de Focos de Calor 2024, elaborado pela Funceme, e mostram que não foi só Barro que “pegou fogo”, não. Todos os 184 municípios do Ceará registraram focos de calor no ano passado – ou seja, ninguém escapou.

Outras cidades também entraram no pódio da quentura:

* Jaguaribe: 79 e 70 dias (em dois postos diferentes)

* Quixeramobim: 52 dias

* Piquet Carneiro: 13 dias

* E por aí vai, com nomes como Iguatu, Crateús, Sobral e até Camocim marcando presença.

Ou seja, o cearense já sabe: se à noite dá para dormir de cobertor, de dia o negócio é procurar sombra, água fresca e muita paciência com o calorão!

LEIA TAMBÉM