BrasilSaúde e BelezaTecnologiaVocê Viu?

Acidente ou Crime? No dia 22/08/ 1976 Morria JK o presidente que fundou Brasília

Ironicamente, na via Dutra, seu antecessor e pai do Plano SALTE, no qual o plano de metas de JK pautava-se, este morreu, ao perder o controle do veículo que bateu numa carreta que vinha no sentido contrário. Todavia, muito ainda se pergunta sobre como JK morreu, pois muitos afirmam que ele foi mais uma vítima da ditadura militar.

Reportagem “Os 40 anos da morte de Juscelino Kubitschek”

Os assassinados pela ditadura militar

Muitos são os asssassinados pela ditadura militar. Mas, provavelmente, os mais famosos são Vladimir Herzog e o filho da famosa estilista brasileira Zuzu Angel, Stuart Angel. Contudo, há vários indícios que apontam que JK também deveria estar nesta lista.

[ads1] Sendo um dos presidentes mais queridos do país, apesar da inflação anual de 50% deixada por ele, JK, que apesar de ter apoiado o golpe da ditadura militar, no início, era, agora, um dos principais inimigos desta, pois considerava o ato institucional número 1, uma fronta descabida. Como uma das principais atitudes de, agora, oposição, exilou-se voluntariamente no exterior, mas ainda vinha ao Brasil de vez em quando. Numa dessas vindas, aliou-se a Brizola e outros integrantes da esquerda, despertando a ira de alguns generais. Logo após, essa afronta, morreu em um misterioso acidente de carro, o qual era novo, mas teria perdido o controle, supostamente, por problemas técnicos, o que veio muito a calhar para o regime militar.

Foi JK assassinado pela ditadura?

Não se sabe ao certo se a ditadura militar assassinou JK realmente ou não, mas comissões da verdade instaurada em diversos pontos do país afirmam que sim. Todavia, há, ainda, muito interesse político em denegrir, ainda mais, o legado do regime militar. Portanto, muitos duvidam de laudos apresentados por essas comissões.

Comissão da Verdade: relatório afirma que JK foi assassinado pelo regime militar
PERITO CRIMINAL EXPLICA LAUDO DA COMISSÃO DA VERDADE SOBRE MORTE DE JK
COMENTÁRIO DE JAIR BOLSONARO SOBRE A COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE E JK
Entrevista com o autor do livro sobre o suposto assassinato de JK pela ditadura militar brasileira

Quem vos escreve acredita que JK possa ter sido, sim, assassinado pela ditadura. Entretanto, é importante perceber os interesses comerciais e políticos atuais sobre o assunto. Nesta entrevista com o autor do livro sobre a morte de JK, esse afirma que ela teria sido apoiada pelos EUA, mas qual sentido teria essa afirmação se Juscelino foi um dos maiores apoiadores de algumas empresas americanas? Ele pode não ter realmente aberto o mercado interno ao estrangeiro, como afirmam vários historiadores, pois sua atitude, chamada de entreguista pela esquerda, está muito mais para a formação de um cartel, que a de um defensor real do livre mercado, mas tão pouco, tal quadro de parceria com alguns gringos, implantada por JK, se apresenta como não amigável.

Qua a ditadura teve apoio dos EUA, isso é um fato, todavia, afirmar atuação direta deste país com a morte de Juscelino, como sendo uma certeza, me parece infundado.

Motorista acusado de matar JK se emociona ao comentar acidente
Documentário sobre o suposto assassinato de JK pela ditadura militar
Amigo de JK fala sobre a vida e morte do ex-presidente

Reprodução de: Cultura Livre

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido !!
Fechar