BrasilÚltimas Notícias

Até 2019, CNH vai virar cartão com chip

OKariri.com / Um Clique em Nossa Região

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai mudar novamente e abandonar o formato em papel para sempre para virar um cartão de plástico com microchip, que reunirá informações do motorista.

CNH vai mudar novamente e virar um cartão com chip até 2019 (Foto: Reprodução/G1)

Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que será publicada ainda nesta semana, promete que a mudança será feita até 1º de janeiro de 2019, prazo final de adaptação dos Detrans estaduais ao novo modelo.

De acordo com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, a nova CNH deve reduzir as fraudes e aumentar a durabilidade do documento, além de possibilitar integração com outros países.

O formato de cartão inteligente se assemelhará ao um cartão de débito/crédito convencional, com chip e gravação a laser dos dados do motorista.

okariri

A novidade também abre as portas para que o documento se torne mais “universal”, podendo no futuro servir para pagamento de pedágio ou transporte público, controle de acesso a prédios públicos e identificação biométrica (com cadastro das digitais no chip).

Metamorfose constante

A CNH passou por diversas mudanças recentemente. Em janeiro deste ano, ela passou a ser emitida em um novo visual, com mais itens de segurança, marcas d´água e itens holográficos.

Em maio, o documento recebeu também o QR-Code – um código que permite checar os dados do motorista por meio de leitura com a câmera do smartphone.

Desde outubro, uma versão digital da CNH passou a ser oferecida em alguns estados. Até 1º de fevereiro de 2018 o documento eletrônico deverá estar disponível em todo o país.

Fonte: G1

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Está protegido !!
Fechar