BrasilDestaquesÚltimas Notícias

Boa notícia: Vacina contra dengue está na última etapa de testes, segundo Ministro

A vacina contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, está na última fase de testes, informou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta terça-feira (17) por meio de nota.

Segundo o Ministério, a previsão é que essa etapa seja finalizada em 2020. A vacina, de dose única, protege contra os quatro sorotipos da dengue.

dengue
© iStock

O país assiste a uma volta e explosão da dengue, com mais de 1 milhão de casos e 591 mortes este ano, de acordo com o último boletim da pasta, divulgado em 11 de setembro. Isso representa um aumento de quase 600% em relação ao ano passado.

Entre os Estados com maior número de ocorrências estão Minas Gerais e São Paulo. Os dois concentram mais de 60% do número de casos. Outros Estados afetados são Goiás, Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso do Sul.

“Estamos muito esperançosos com a vacina e esperamos que ela possa chegar no ano que vem. Até lá, vamos passar um verão muito duro, com muita dificuldade por conta da reintrodução do sorotipo 2 de dengue que tem encontrado, desde 2018, muitas pessoas suscetíveis à doença”, afirmou Mandetta.

A vacina está na terceira fase de testes em humanos. Após esse etapa, o Butantan deve comprovar sua eficácia, apresentando dados de segurança e índices finais de proteção da vacina, segundo comunicado do Ministério.

Depois desse processo, será solicitado o registro da vacina na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que seja incorporada ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Fonte: R7.

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido !!
Fechar