- Publicidade -

Dicas: Saiba como para economizar no gás de cozinha

COMO ECONOMIZAR | Nos últimos dias, o gás de cozinha teve aumento de 4% na região nordeste, o que tem feito com que muitas pessoas busquem alternativas para economizar ainda mais na hora de preparar as refeições.

Para ajudar nessa tarefa de economia doméstica, a Pilar, marca de massas e biscoitos, dá algumas dicas importantes que vão auxiliar bastante neste processo:

gás, coisinha, cozinheiro
Imagem Ultrabox

  1. Pode parecer bobagem, mas o tamanho da panela faz toda a diferença. Para que haja economia, é preciso escolher uma que seja proporcional à boca do fogão, porque um recipiente maior gera desperdício;
  2. Outra sugestão é aumentar a quantidade de comida produzida a cada vez que se usa o fogão, assim o gasto de gás será menor. Além disso, você pode porcionar as refeições em potes e congelar no freezer. Quando preparar a refeição para a família, basta colocar no micro-ondas;
  3. Mantenha o fogão sempre regulado. A cor certa da chama é azulada. Se a chama estiver amarela ou manchando o fundo da panela é sinal de que os queimadores do fogão não estão funcionando adequadamente. Além de gastar mais, isso pode ser perigoso. [ads1] 
  4. Quando for cozinhar feijão, por exemplo, deixe ele de molh da noite para o dia, assim o tempo de cozimento será menor. Se você usa panela de pressão, deixe a pressão agir por 10 minutos com o fogo ligado e depois desligue e deixa ela agir por mais 10 minutos. O feijão vai cozinhar da mesma forma e você vai economizar gás.
  5. Ao cozinhar macarrão deixe a água ferver, adicione sal e assim que ela ferver novamente adicione o macarrão seco, misture bem, desligue o fogo e tampe a panela e conte o tempo necessário para o cozimento. Já para cozinhar legumes opte pelo vapor. Dessa forma você pode aproveitar o vapor de outro alimento que já esteja preparado.
  6. Ao usar o forno procure assar mais de um item, para aproveitar que ele já esta quente. Evite deixar o forno aberto enquanto a chama estiver acessa, isso evita que o calor vaze e consequentemente você gaste mais gás.
  7. Tampe as panelas durante o cozimento. Assim você economiza duas vezes mais gás. Manter as panelas no centro da chama também ajuda a panela a esquentar por igual e fazer com que tudo fique pronto mais rápido. Procure também trocar as panelas antigas com a base amassada. Sem um apoio regular, o cozimento vai levar muito mais tempo.
  8. Fogão limpo e longe das correntes de ar também são sinônimos de economia.

Fazer pratos rápidos também é uma excelente alternativa.

Dicas: Notícias ao Minuto e Gastando Pouco.

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

MAIS POPULARES