- Publicidade -

Economia: Brasileiros abandonam 5 milhões de produtos no caixa por falta de dinheiro

Nos últimos meses, cresceu o número de brasileiros que não conseguem levar para casa toda a comida que escolhe. A desistência da compra ocorre na boca do caixa, quando os consumidores percebem que a conta passou do previsto. A saída tem sido abandonar itens básicos, como óleo de soja, e supérfluos, como refrigerantes.

Homem segurando carteira vazia. Foto da internet.

Impulsionado pela alta de preços dos alimentos, o carrinho que fica nos caixas dos supermercados está cada vez mais cheio, enquanto a quantidade de itens levados pelos clientes diminui. Entre janeiro e junho deste ano, 4,997 milhões de itens foram abandonados.

É um volume quase 16,5% maior que o do primeiro semestre de 2021, quase 750 mil itens a mais, revela pesquisa inédita feita, a pedido do Estadão, pela Nextop, uma empresa que atua há 25 anos com tecnologia de segurança do varejo.

“Um crescimento de 16,42% na quantidade de itens abandonados é altíssimo e reflete que muita gente deve estar tomando susto”, afirma Juliano Camargo, CEO e fundador da empresa. Apesar de não ter uma série longa de dados, ele acredita que as devoluções não teriam aumentado se a inflação de alimentos estivesse controlada.

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

MAIS POPULARES