BrasilDestaquesÚltimas Notícias

FIQUE ATENTO! Veja o que levar e não levar para o Enem 2017; checklist

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 começa a ser aplicado daqui a dois dias, no domingo 5 de novembro. Então, participante, dá tempo de verificar, com cuidado e atenção, o que você deve levar e não levar para as provas.

Primeiramente, fique atento aos horários, que devem ser cumpridos pontualmente, pois, conforme já informou a organização do Enem, não são aceitos atrasos.

  • 12h: abertura dos portões
  • 13: fechamento dos portões
  • 13h30: início das provas

O que levar para o Enem 2017

[ads1] Documento de identificação: é obrigatório que o inscrito leve um documento com foto e em bom estado de conservação. Veja abaixo a lista de documentos que são aceitos:

-RG;
-Carteira de Trabalho e Previdência Social;
-Passaporte;
-Certificado de Reservista ou de Dispensa;
-Carteira Nacional de Habilitação;
-Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade.

Vale destacar que, em caso de roubo ou extravio do documento, o estudante deve apresentar o Boletim de Ocorrência, emitido há, no máximo, 90 dias antes das provas. Para estes será realizada um método de identificação exclusivo, com coleta de alguns dados e assinatura em formulário específico.

Caneta preta: somente é permitido o uso de caneta esferográfica com tubo transparente e com tinta preta. Recomenda-se levar mais de uma, com as mesmas características.

Cartão de inscrição: embora não seja considerado um item obrigatório, é interessante levá-lo para consultar, com agilidade, o número e prédio onde se encontra a sala das provas.

Água e alimentos: por ser uma prova longa, é importante levar algo para comer. Nutricionistas aconselham levar água e alimentos leves e, ao mesmo tempo, nutritivos.

Roupa: é recomendável usar uma roupa confortável no dia do Enem. Bermuda e chinelos são permitidos. Algumas regiões do Brasil fazem muito calor nesta época e nem todas as salas de prova possuem ventilação adequada.

O que não levar para o Enem

Equipamentos eletrônicos: não se deve levar objetos como calculadora, agenda eletrônica, tablet, ipod, gravador, pen drive, mp3, relógio, receptores e transmissores de dados e mensagens.

Acessórios: a organização avisa que o participante não deve comparecer ao Enem 2017 com óculos escuros, boné, chapéu, gorro, viseira e similares.

Materiais escolares: não é permitido levar lápis, lapiseira, borracha, caneta com material não transparente, livros, anotações e impressos gerais. Como informado acima, somente é necessário levar caneta preta.

E o celular?

O estudante pode levar celular para o Enem, porém, antes de entrar na sala, deve-se desprogramar algum alarme, desligar o aparelho e colocá-lo em uma embalagem que será entregue pelo fiscal de sala.

Outros objetos metálicos como chave do carro e moedas também devem ser colocados dentro da embalagem fornecida pelo fiscal de sala. Estes objetos podem ser detectados pelos aparelhos de fiscalização se estiverem no bolso do participante, o que pode causar a eliminação do Enem.

Enem 2017

As provas do Enem 2017 serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro, das 13h30 às 19h e das 13h30 às 18h, em  1.725 cidades brasileiras.

No primeiro dia, os participantes farão uma redação e responderão 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. No outro domingo, serão mais 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza.

Os gabaritos oficiais serão divulgados no dia 16 de novembro, e o resultado do Enem está previsto para 19 de janeiro de 2018.

Fonte: Brasil Escola.

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido !!
Fechar