Lula diz ao New York Times que soberania e democracia são inegociáveis

“Democracia e soberania não estão em pauta”...
Foto/Internet

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que está aberto ao diálogo sobre o tarifaço de 50%, mas reforçou que a “democracia e soberania não estão em pauta”. A afirmação foi feita em um artigo publicado pelo jornal americano The New York Times deste domingo (14).

“O aumento da tarifa imposta ao Brasil não é apenas equivocada, mas também ilógico. Os Estados Unidos não têm déficit comercial com nosso país, nem estão sujeitos a tarifas altas. Nos últimos 15 anos, acumularam um superávit de US$ 410 bilhões no comércio bilateral de bens e serviços. Quase 75% das exportações dos EUA para o Brasil entram isentas de impostos”, escreveu Lula.

“Presidente Trump, continuamos abertos a negociar qualquer coisa que possa trazer benefícios mútuos. Mas a democracia e a soberania do Brasil não estão em pauta. Em seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2017, o senhor disse que ‘nações soberanas fortes permitem que países diversos, com valores, culturas e sonhos diferentes, não apenas coexistam, mas trabalhem lado a lado com base no respeito mútuo’. É assim que vejo a relação entre o Brasil e os Estados Unidos: duas grandes nações capazes de se respeitar e cooperar para o bem dos brasileiros e dos americanos”, acrescentou.

Segundo Lula, a falta de justificativa econômica por trás da medida “deixa claro que a motivação da Casa Branca é política”.

“O vice-secretário de Estado, Christopher Landau, teria dito isso no início deste mês a um grupo de líderes empresariais brasileiros que estavam trabalhando para abrir canais de negociação”, observou Lula.

LEIA TAMBÉM