Você sabia que o próximo presidente do Brasil não tomará posse em 1º de janeiro?

Desde a Proclamação da República, o Brasil já teve 39 pessoas no cargo e soma 43 presidências, considerando reeleições...
Foto/ Google Presidente Lula

A partir do próximo ciclo eleitoral, a cerimônia presidencial acontecerá em 5 de janeiro, enquanto os governadores assumirão em 6 de janeiro, mudando uma tradição que marcou mais de três décadas.

Será a primeira vez que o país separa oficialmente as datas de posse do presidente e dos governadores. A mudança, embora discreta, tem impacto simbólico e político, além de tornar o calendário institucional mais organizado.

O principal objetivo é facilitar a logística e evitar conflitos com as comemorações de Réveillon. Antes, como todos tomavam posse no mesmo dia, muitos governadores tinham dificuldade de participar da solenidade em Brasília.

Curiosamente, o 1º de janeiro só virou padrão em 1995, com a posse de Fernando Henrique Cardoso. Antes disso, era comum que presidentes assumissem em março, como Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart. Desde a Proclamação da República, o Brasil já teve 39 pessoas no cargo e soma 43 presidências, considerando reeleições e mandatos distintos.

📲 Quer ser avisado sempre que sair uma notícia nova?
É simples: clique no link, escolha um dos grupos e pronto!
➡️ Clique aqui e entre agora.

LEIA TAMBÉM