Operação visa combater crimes ambientais em Brejo Santo, Crato, Barbalha e Araripe

Durante as diligências, foram realizadas autuações e feitas apreensões de material florestal, além do embargo de atividades irregulares....
Foto/Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, 8 de outubro, a Polícia Federal, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), deflagrou a Operação Woodtrack nos municípios de Crato, Barbalha, Brejo Santo e Araripe, no Ceará. O objetivo da operação foi combater crimes ambientais, com foco na Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe e em outras unidades de conservação no estado.

A ação incluiu a execução de oito mandados de busca e apreensão em locais investigados por indícios de desmatamento ilegal, além de serrarias e madeireiras com histórico de infrações ambientais. A operação também se concentrou em áreas suspeitas de invasão de terras da União com o intuito de ocupação irregular.

Durante as diligências, foram realizadas autuações e feitas apreensões de material florestal, além do embargo de atividades irregulares.

Os envolvidos na operação podem responder por diversos crimes, incluindo desmatamento ilegal, dano a unidades de conservação, comercialização de madeira sem licença, funcionamento de atividades poluidoras sem autorização e invasão de terras da União, entre outras infrações penais.

LEIA TAMBÉM