AbaiaraCaririDestaquesÚltimas Notícias

Abaiara – Ce: Escola Belarmino completa 57 anos. Diretora e alunos falam da honra de fazerem parte da história da honrada instituição

Hoje é chamada carinhosamente de apenas “Escola Belarmino”, mas já foi chamada de “Grupo de Zé Filomeno”. Nós estamos falando da honrada instituição E.E.F.M. Belarmino Lins de Medeiros, localizada em Abaiara-Ce. Uma instituição muito conceituada que completa 57 anos de atividades nesse sábado (03/ago).

Fachada da E.E.F.M. Belarmino Lins de Medeiros, localizada em Abaiara-Ce | Foto: OKariri
Fachada da E.E.F.M. Belarmino Lins de Medeiros, localizada em Abaiara-Ce | Foto: OKariri

Hoje é chamada carinhosamente de apenas “Escola Belarmino”, mas já foi chamada de “Grupo de Zé Filomeno”. Nós estamos falando da honrada instituição Fachada da E.E.F.M. Belarmino Lins de Medeiros, localizada em Abaiara-Ce. Uma instituição muito conceituada que completa 57 anos de atividades nesse sábado (03/ago).

Há quase 6 décadas que a escola vem sendo “casa de conhecimento”, para muitos que por ali passaram. Não é difícil entender o porquê professores, alunos e ex-alunos falam do colégio com tanto carinho.

A equipe do Portal OKariri esteve na escola e conversou com a atual diretora Kátia Alves e os alunos Mateus da Silva e Jackiele Matos que falaram a respeito da instituição, eles também representaram os inúmeros professores e alunos que já passaram por aquela unidade de ensino.

Abaixo da matéria em vídeo, segue um histórico preparado pela direção da escola para que você possa conhecer mais a fundo a origem de uma das escolas mais antigas da região.

ASSISTA A MATÉRIA:

HISTÓRIA DO BELARMINO:

A E.E.F.M. Belarmino Lins de Medeiros nasceu da atitude do prefeito José Filomeno Gomes Filho (1957 a 1962) que, partindo da necessidade do município, comprou do Sr. Joaquim Alves de Medeiros o terreno onde hoje está instalada a Escola. Foram construídas quatro salas de aula e passou a ser chamada de Grupo de Zé Filomeno (cartório 2º Ofício – Milagres /CE – Livro Nº 56A/Fls. 67v-68v).

A denominação de Grupo Escolar foi um modelo implantado primeiramente em São Paulo, em 1893, tendo como “proposta a união de escolas isoladas agrupadas, segundo a proximidade entre elas” (Wikipédia). Foi considerado um tipo de organização escolar inovadora nos primeiros trinta anos do regime republicano, com turmas em vários níveis e um professor em cada turma. Essa mudança acontece no Ceará de acordo com o “processo de reforma da instrução pública de 1922, para a criação de espaços escolares”. (http://www.repositario.ufc.br/handle/riufe/1147)

[ads1] O nome do Grupo de Zé Filomeno ficou até o final da década de 60, quando acontece o falecimento do Sr. Belarmino Lins de Medeiros, em 1968, vice-prefeito de Abaiara. Em sua homenagem, o então prefeito Júlio Sampaio Sobrinho (1967 a 1970) propôs à câmara Municipal que o Grupo Zé Filomeno passasse a ser chamado Grupo Belarmino Lins de Medeiros.

Sendo um município de pequeno porte, surgiram algumas dificuldades para se manter o funcionamento da Escola, dentre elas a falta de professores. Foi solicitado ao Governo do Estado do Ceará o envio desses profissionais para Abaiara. Porém, para nomear os professores que foram destinados à referida escola, era necessário que o Grupo Escolar pertencesse a Rede estadual de ensino, e em 30 de outubro de 1975 é publicado em Diário Oficial do Ceará o decreto Nº 11.493 de 17 de outubro de 1975 que determina a mudança de escola municipal para estadual, e a nova determinação de Escola de 1º Grau de Abaiara. A partir dessa publicação, os primeiros professores foram contratados e nomeados para lecionar na referida instituição de ensino. Apesar da Escola pertencer à Rede Estadual de ensino, a parceria com o município ainda prevalece.

A mudança de Grupo Escolar (curso primário) para a Escola de 1º Grau faz parte d reforma educacional prevista na Lei Nº 5.692/71, que modificou a estrutura de ensino no país. Na qual o curso “primário” e o antigo “ginásio” foram unificados e denominados de “1º grau”. Essa lei foi promulgada no contexto da Ditadura Militar no Brasil, de 1964 a 1982. (http://www.educere.bruc.com.br/anias2013)

Em 02 de Agosto de 1962 é publicado o primeiro Diário Oficial do Ceará com a denominação de Escola de 1º Grau Belarmino Lins de Medeiros, oficialmente a homenagem póstuma sugerida pelo prefeito Júlio Sampaio Sobrinho.

Com este decreto vem à obrigatoriedade de que fosse composto o primeiro Núcleo Gestor de Escola (1979 à 1988), composto por:

Diretor: Padre (Monsenhor) José Leite Sampaio

Vice- Diretora: Raimunda Zilca Cabral

Secretária: Maria de Fátima Dantas (Luana)

Além do Núcleo Gestor, foram nomeados professores(as), vigias e serventes:

PROFESSORES(AS):

  • Francisca Oliveira de Morais (Ilzete)
  • Rita Nunes Pereira
  • Stael Martins Gonçalves
  • Elizabete Gonçalves Magalhães
  • Ana Sampaio Avelino
  • Maria de Fátima Dantas
  • Aldecob Oliveira Magalhães

VIGIAS (PORTEIROS)

  • José Moreira do Patrocínio (Zé de Caldas)
  • Francisco Tavares Serafim (Joarez)

SERVENTES (AUXILIARES DE SERVIÇOS GERAIS)

  • Maria Ludugério Grangeiro
  • Maria Joselice Sampaio

Em 2000, com a necessidade de implantação do Ensino Médio no município a escola passa a ser Escola de Ensino Fundamental e Médio Belarmino Lins de Medeiros.

Núcleo Gestor atual:                

  • Diretora Geral: Maria Kátia Alves de Caldas
  • Coordenador Pedagógico: Marcos Serafim Teixeira
  • Coordenadora Pedagógica: Cícera Kéllia Xavier dos Santos

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido !!
Fechar