AbaiaraCaririDestaquesTV - OKARIRIÚltimas Notícias

Abaiara-Ce: pré-candidato a prefeito denuncia que não consegue fazer teste da covid-19; veja vídeo

O Locutor Pedro Marcos que é pré-candidato a prefeito de Abaiara-Ce, divulgou um vídeo denunciando o atendimento da Secretaria de Saúde do município. Segundo Pedro, ele teria tido contado com um irmão gêmeo que teria testado positivo para à covid-19.

Pedro disse que buscou a unidade por algumas vezes, mas naquela cidade o protocolo exige que tenha um prazo hábil de 08 dias de quem teve contato com um infectado. Pedro Marcos disse que tinha tido contato nesse período e está buscando zelar por sua saúde, da sua família e dos munícipes de Abaiara, pois ele é uma figura púbica e tem contato com várias pessoas.

ASSISTA O VÍDEO

Um dos motivos pela não testagem do pré-candidato poderia ser a quantidade de testes, inclusive, a pergunta foi feita em uma rede social por uma participante, ela indagou: “Meu pai deu positivo pra covid-19, eu e toda a família tivemos contato com ele. Inclusive minha mãe que mora com ele e estamos aguardando os 8 dias pra se necessário fazer o teste. Não tem teste pra todo mundo?”

Segundo Pedro Marcos, há testes o suficiente em Abaiara e a declaração teria sido feita por um funcionário da saúde.

A secretaria de saúde divulgou uma nota, onde não se refere diretamente ao assunto mencionado, mas cita que está prestando informações referente a testagem.

Sobre a testagem e o período entre o início dos sintomas e a detecção dos anticorpos (abaixo segue a nota na íntegra).

Como de costume o Portal OKariri entrou em contato diretamente com a Secretária de Saúde Elenita Rayane, para tratar especificamente sobre o assunto, assim como em outros assuntos a secretária preferiu não se manifestar. Caso alguma autoridade queira comentar sobre esse assunto o nosso endereço eletrônico é okariri@bol.com.br (em caso de contato endereçar aos cuidados da redação).

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Cumprindo o compromisso de zelar pela transparência das informações e dos protocolos adotados para o enfrentamento da pandemia pelo Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde do município de Abaiara, vem prestar algumas informações referente à testagem rápida para detecção do vírus no organismo humano.

Primeiramente trazemos resposta a uma pergunta que se faz rotineiramente sobre qual o melhor dia para realizar o teste rápido. 

Neste sentido, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), esclarece que como a produção de anticorpos pelo organismo aumenta a cada dia a partir do início da infecção pelo vírus, é necessário que haja uma quantidade mínima de anticorpos para que o teste consiga detectar. Este período entre o início dos sintomas e a detecção dos anticorpos em exames é chamado de janela imunológica.

Em segundo lugar, esclarecemos que em consonância com a recomendação da ANVISA, o município de Abaiara adota como protocolo para testagem com uso do teste rápido, o período compreendido entre o oitavo e o décimo primeiro dia após o início dos sintomas e/ou contato com pessoa com testagem positiva para a COVID-19, uma vez que a utilização de testes rápidos antes desse período pode levar a resultados negativos mesmo nas pessoas que possuem o vírus e não produziram anticorpos em quantidade necessária à sua detecção pelo teste rápido, sendo, portanto, um resultado “falso negativo”.

Reafirmamos nosso compromisso de zelar pelo bem estar de todos os abaiarenses sem distinção.

Atenciosamente,

Elenita Rayane Gonçalves Tavares

Secretária Municipal da Saúde

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar