Águas do São Francisco chegarão ao Ceará até o começo de 2015

A água da transposição do rio São Francisco vai chegar ao Ceará no fim de 2014, no máximo no...

Cinturão começa na barragem Atalho em Jati, e vai percorrer também os municípios de Brejo Santo, Porteiras, Abaiara, Missão Velha, Barbalha, Juazeiro, Crato e Nova Olinda (Foto: Google Images)

A água da transposição do rio São Francisco vai chegar ao Ceará no fim de 2014, no máximo no começo de 2015. A previsão é do secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Francisco Teixeira, lembrando que, somente no Eixo Norte, que é o do Ceará, há mais de cinco mil e quinhentos homens trabalhando, e as empresas que estão operando no setor estão contratando mais gente. Ele acrescenta que, só no trecho entre Cabrobó (Pernambuco) e Jati (Ceará), tem mais de quatro mil homens trabalhando. “As obras da transposição referentes ao Ceará estão de vento em popa”, comemora. Com relação ainda às obras da transposição no Estado, disse que tudo está na base do cem por cento, com trabalhos de dia e de noite.

Teixeira salienta que a água da transposição vai chegar ao Ceará no município de Jati e, ali, entra no Cinturão das Águas através de uma barragem que está sendo construída. Explica ainda que o eixo Norte da transposição vai beneficiar a cinco milhões de cearenses residentes em todo o Vale do Jaguaribe, Vale do Rio Salgado, Banabuiú e Fortaleza.

8 bilhões

As águas que entrarem no Cinturão das Águas, como explicou, vai beneficiar a todos os habitantes da Região do Cariri, ou seja, em vinte cidades. “As águas da transposição do rio São Francisco – enfatiza ele – deixarão o Estado sem problema de abastecimento”, garante. Por fim, Francisco Teixeira ressaltou que os empreendimentos de transposição custarão mais de R$ 8 bilhões.

O Estado

LEIA TAMBÉM