- Publicidade -

Alerta: Período de chuvas aumenta o perigo de do mosquito Aedes aegypti

O período de chuvas traz alívio para a nossa região, que vinha passando por um período longo de estiagem, mas ao mesmo tempo também traz preocupação.

A água parada e as altas temperaturas são os principais componentes para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue chikungunya e zica virus. É por esse motivo que o Portal OKariri reforça a necessidade de colaboração da população no combate ao mosquito, eliminando os recipientes com água parada e mantendo quintais limpos.

De acordo com estudo do Ministério da Saúde, 80% dos criadouros estão localizados em ambiente domiciliar. Os principais criadouros identificados são pratos de vasos de plantas, tambores, caixas d’água, lajes descobertas, pneus e garrafas.

A declaração de um o nossos leitores faz um alerta importante: “Caros colegas do mesmo jeito que amamos a chuva com a qual fomos abençoados o mosquito da dengue, chikungunya, zica virus, também devem ter amado, afinal é a época perfeita para eles se reproduzirem. Então, agora quando a chuva diminuir, dêem uma fiscalizada nos seus quintais. Vamos tirar todas as possibilidades do Aedes Aegypti se proliferar”. Alerta Iris Matos, leitora do Portal OKariri.

Dicas de Prevenção

Mantenha o lixo em recipiente fechado e o disponibilize para recolhimento pela Limpeza Urbana na frequência usual do caminhão de coleta;

  • – Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos;
  • – Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada;
  • – Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;
  • – Elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;
  • – Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;
  • – Mantenha a piscina sempre em uso e devidamente tratada;
  • – Atenção especial ao viajar durante o carnaval para que esses cuidados estejam garantidos na ausência do morador;
  • – Caso perceba a manifestação de qualquer sintoma de dengue, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo.

Sintomas da dengue

Os sintomas mais comuns da dengue comum são: febre, náuseas, vômitos, dor nos olhos, falta de apetite, dores no corpo, principalmente nos músculos e nas articulações e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo.

No caso da febre hemorrágica da dengue, os sintomas iniciais são praticamente os mesmos da dengue comum.  A diferença é que surgem sangramentos, queda de pressão, os lábios ficam roxos e a pessoa, além de sentir dores no abdômen, alterna entre sonolência com agitação.

Toda pessoa que apresentar sintomas deve procurar a unidade de saúde imediatamente e iniciar a hidratação.

Fique alerta, mosquito Aedes aegypti pode até matar! Você não que você ou alguém da sua família seja vitima desse assassino não é?

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS