BarroCaririDestaquesÚltimas Notícias

Barro-Ce: até então não há nenhum caso confirmado de Covid-19 no município; entenda

Assim como no mundo inteiro, o município de Barro-Ce, também está sendo vítima de fake News (notícias falsas) a respeito do vírus Covid-19. Nos últimos dias já saíram vários boatos, os que mais chamaram a atenção foi o de uma freira que teria chegado de viagem a cidade e o mais recente; é o de uma outra pessoa que estaria sendo divulgado nas redes sociais, e que ambas teriam contraído o coronavírus.

convid 19
Imagem Ilustrativa

A respeito do primeiro caso a Secretária de Saúde do município, Mara Cartaxo, disse em entrevista ao Portal OKariri que não é verídico, que a freira não contraiu o Coronavírus.

já no caso mais recente, a secretaria de saúde está acompanhando, porém não há nenhuma confirmação de COVID-19.

“Ressaltamos que todos os casos de pacientes que tem ou teve viagem para locais de risco nos últimos 14 dias são passivos de investigação”. – Afirma a Secretária, Mara Cartaxo.

Até a divulgação dessa matéria (16:30hs de 19/03/2020) não há nenhum caso de Convid-19 suspeito ou confirmado em Barro-Ce.

Vale lembrar que a gestão municipal está empenhada no combate ao Coronavírus, para tanto, além de ter um plano de enfrentamento, também foi criado um Comitê Municipal de Combate ao Covid-19, além dos profissionais das equipes de saúde terem sido convocados para uma capacitação que acontecerá na segunda-feira (23/mar) promovida pela Prefeitura Municipal,  através da Secretaria Municipal de Saúde.

Com ou sem caso suspeito ou confirmado, a população não deve ficar alarmada, o que é preciso é que todos tenhamos o senso de nos cuidarmos (abaixo segue uma lista de cuidados pessoais).

E acima de tudo, termos responsabilidade de não espalharmos notícias falsas e as pessoas que precisarem ficar em período de isolamento. Ressaltamos que todos os casos de pacientes que tem ou teve viagem para locais de risco nos últimos 14 dias são passivos de investigação, e precisam, segundo o protocolo de saúde mundial, permaneceram 7 dias inicias isolados e em uma quarentena em caso suspeito, sem ter contato com outras pessoas.

CLIQUE AQUI para fazer um teste rápido e que pode tirar muitas pessoas das filas de hospitais sem necessidade. Vale lembrar que esta auto-avaliação tem como objetivo ajudar as pessoas em um momento de vulnerabilidade e está baseada no Boletim Epidemiológico 5 – COE COVID-19 do Ministério da Saúde de 13/03/2020. É importante ressaltar que ela NÃO substitui uma avaliação realizada por um profissional de saúde.

Fique atento às medidas preventivas:

  • Utilize álcool 70% com glicerina, que é muito eficaz para a higiene das mãos.
  • Lave as mãos com água e sabão sempre que estiverem sujas.
  • Evite tocar a boca, o nariz e os olhos sem antes higienizar as mãos.
  • Não compartilhe copos, talheres e outros objetos pessoais.
  • Mantenha os ambientes ventilados. Abra as janelas e portas mesmo em dias frios.
  • Evite aglomerações e contato com pessoas com sintomas de doenças respiratórias.
  • Ao tossir ou espirrar, utilize o antebraço para evitar a disseminação do vírus.
  • Cumprimente as pessoas sem aperto de mão, beijos ou abraços.
  • Supervisione para que crianças menores, que costumam levar objetos à boca, não compartilhem itens com outras crianças.

Sobre o uso de máscaras cirúrgicas
Outro ponto importante é em relação às máscaras cirúrgicas, que são utilizadas para prevenir a transmissão de infecções. O uso dessas máscaras deve ser feito apenas por indivíduos que já estão com alguma doença respiratória (coriza, tosse e/ou espirro) e cuidadores ou profissionais de saúde que estão envolvidos diretamente com o doente.

Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo