BarroCaririDestaquesÚltimas Notícias

Barro-CE: Sec. de Saúde está preparada para o Dia D da vacina contra o sarampo

Neste sábado, dia 19, será realizado o Dia D com foco na imunização das crianças entre 6 meses e menores de 5 anos que ainda não tomaram as doses da tríplice viral, que previne contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. A dose é gratuita e busca imunizar as crianças para evitar a propagação da doença no Estado.

Imagem Ilustrativa

No Ceará, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado, foram notificados 166 casos de sarampo e cinco foram confirmados. No município de Barro, a vacinação acontecerá nas seguintes unidades: Adilia Gonçalves; Vila São José, Trajano Nogueira; Jardim Raimundo Inácio e Jardim São Francisco.

SOBRE O SARAMPO:

O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso – 90% das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas contraem a doença. O sarampo é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.

Os sintomas se manifestam entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus e incluem coriza, tosse, infecção nos olhos, erupção cutânea e febre alta. Três a cinco dias após o início dos sintomas, uma erupção cutânea explode. Geralmente, começa como manchas vermelhas planas que aparecem no rosto na linha do cabelo e se espalham para o pescoço, tronco, braços, pernas e pés.

A vacinação é a melhor forma de proteção contra o sarampo e, mesmo depois que a doença já tenha começado a se espalhar, a vacina ainda pode reduzir o número de casos e mortes. A dificuldade está no fato de pelo menos 95% das pessoas precisarem estar imunizadas para prevenir novos surtos.

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido !!
Fechar