CaririDestaquesMilagresÚltimas Notícias

Brejo Santo e Mauriti são municípios que se originaram de Milagres-Ce, também aniversariam em Agosto.

Segundo dados do Ipece., Milagres e Brejo Santo se originaram de Milagres CE |Na imagem, recorte das bandeiras do municípios

Na região Sul do Cariri cearense, o mês de agosto é de festa de emancipação política para vários municípios, entre eles está Milagres que completará 173 anos no próximo dia 17 e agosto. Nesse mesmo mês estarão completando ano Brejo Santo no dia 26 e Mauriti que será no próximo dia 27.

Alguns fatos curiosos chamam a atenção; o primeiro deles é que os municípios são vizinhos e fazem fronteira entre si, o segundo é que todos se originaram do município de Milagres. Entres eles o primeira cidade a se emancipar foi Brejo Santo em 26 de  agosto de 1862 (157 anos), a segunda foi Mauriti que tem a sua fundação datada em 27 de agosto de 1890 (128 anos).

Para ver o perfil do IPECE sobre Brejo Santo CLIQUE AQUI, para ver sobre Mauriti CLIQUE AQUI.

[ads1] A história de Milagres conta que a partir do Sítio Pilar, às margens do rio dos porcos em meados do século XVII surgiu Milagres/Ce, inicialmente pertencia a Crato/CE. Mas em 17 de agosto de 1846 o município Milagrense emancipou-se, porém ficaram pertencentes a Milagres quatro cidades: Brejo Santo, Mauriti, Barro e Abaiara.

Você sabia que Milagres em breve poderá ter “netos”? É que Já faz algum tempo que estuda-se a possibilidade do Distrito de Palestina em Mauriti passe a ser emancipado e se torne um novo município. Caso isso aconteça, Palestina vai poder ser considerado “neto” de Milagres.

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido !!
Fechar