
Foto: Tarso Araújo/O Povo
O Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (Urca) promove o “II Colóquio Sociedade, Políticas Locais e Desenvolvimento Sustentável” que, segundo a professora Valéria Pinheiro, do curso de Economia e coordenadora do evento, pretende abrir o diálogo com temas fortemente relacionados com a Região Metropolitana do Cariri. Ela diz que a proposta é “pensar a economia numa perspectiva interdisciplinar, valorizando seus aspectos sociais, sua contribuição para a transformação da sociedade e construção de novo paradigmas de desenvolvimento”.
A Universidade pretende, segundo a professora Valéria, após o colóquio, em janeiro próximo, abrir um debate com os novos prefeitos e vereadores eleitos sobre a importância da estruturação da RMC. Valéria defende que a Urca deve ter um importante papel nessa formação, pois tem pessoal especializado e pode contribuir com a efetivação de diversas políticas para que a ideia da RMC se concretize.
Segundo a educadora, apesar de a Região Metropolitana do Cariri estar criada, sua implantação é um momento em que a sociedade deve de fato “sentar e ver qual a identidade dessa região, para não importarmos modelos de fora para cá”.





