CaririDestaquesJatiÚltimas Notícias

Jati-CE: Sequência de falhas causou rompimento da barragem acontecido em agosto

Uma sequência de falhas foi o que causou o rompimento da barragem do Jati, no Ceará, em 21 de agosto.

É isso que consta no resultado de perícia independente contratada pela Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba para apurar as causas do rompimento do duto que transporta as águas do Rio São Francisco para o Reservatório Atalho

Parede da barragem de Jati passa por obras de reparo, que podem durar até dez dias, após rompimento de tubulação. Foto: Google

O ministro do desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, divulgou o laudo nesta terça-feira e descartou a hipótese de sabotagem.

De acordo com Rogério Marinho, o cronograma de reparo da estrutura está em dia, e não há risco de novos rompimentos.

Agora o ministério vai contabilizar os prejuízos e, se necessário, acionar a justiça para cobrar da empresa responsável pelas obras o ressarcimento com os gastos.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco tem mais de 400 km de extensão e é o maior empreendimento hídrico do Brasil.

Segundo informações do ministério, quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Os investimentos da União em todo o Projeto São Francisco superam R$10 bilhões.

Edição: Joana Lima – EBC.

Atualizar mais Notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo