CaririÚltimas Notícias

JUAZEIRO: Irmã Annette Dumoullin avalia o surgimento de novas romarias

“Meu medo é que Juazeiro se torne terra de turista antes de ser de romaria”, diz a religiosa (Foto: Ana Lima)

Ana Lima / Juazeiro do Norte
Especial para o Portal OKariri.com

Há aproximadamente 10 anos tem crescido o número de romeiros que visitam a cidade de Juazeiro do Norte principalmente nos meses de dezembro e janeiro. A irmã Annette Dumoullin, belga radicada nessa cidade há aproximadamente 40 anos, grande estudiosa de Padre Cícero e das romarias, afirma que o surgimento dessas pequenas romarias tem sido incentivado de um lado pelas empresas de turismo e de outro como uma forma de o romeiro fugir das dificuldades de estadia e deslocamento dentro da cidade durante as três principais romarias.

Nesse sentido ela destaca:  “É  uma invenção do turismo dos pacotes turísticos na intenção justamente de  oferecer diversas datas como a Romaria dos Reis Magos, das Festas Natalinas. Eles começam a estruturar isso e a oferecer isso com “D” de pacote turístico a pessoas que estão em suas férias.”

A religiosa vê com naturalidade a iniciativa da gestão municipal de criar momentos de romarias e mais ocasiões de Juazeiro receber visitas, como por exemplo, o Juá Forró. E afirma: “É normal porque quando você tem dois, três meses que o romeiro não vem, o comercio baixa. Então o ideal é ter durante todo o ano ocasiões, razões para visitar Juazeiro. O meu medo é que Juazeiro se torne terra de turista antes de ser de romaria.”.

Diante dessa realidade de novas romarias o período de descanso entre uma romaria e outra já está deixando de existir. Gestão pública e Paróquias precisarão se adaptar. “As grandes romarias não são mais três. Elas estão se multiplicando. As paróquias não se preparam para esses tempos. Mas ainda não entrou na cuca que na realidade, Juazeiro deveria ser o tempo todo, e vai ser, um tempo quase todo, um tempo de romaria”, a Irmã adverte.

Irmã Annette Dumoullin reforça que a igreja já percebeu essa realidade de constantes romarias, mas ainda não conseguiu traduzir essa percepção em organização para a acolhida do romeiro e uma evidencia disso é o baixo número de membros nas equipes de acolhida .

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido !!
Fechar