Search
Close this search box.

Magia negra? Há um carro preto ou cinza sequestrando crianças em nossa região?

O medo impera na região do Cariri, principalmente nas cidades de Mauriti e Milagres-CE, desde os primeiros relatos de...

Carro Preto
Imagem meramente Ilustrativa

O medo impera na região do Cariri, principalmente nas cidades de Mauriti e Milagres-CE, desde os primeiros relatos de tentativa de sequestro de crianças que rondam as redes sociais.

Carro Preto
Imagem meramente Ilustrativa

Nas últimas semanas, diversas mensagens em aplicativos e nas redes sociais têm alertado a população sobre tentativas de sequestro de crianças. Nas informações dos diversos áudios, fotos e comentários os crimes estariam relacionados a atuação de um carro preto (outra hora cinza), que teriam que cumprir a meta de sequestrar 40 crianças para serem usadas em rituais de magia negra.

DESDE 2015

Com intuito de tranquilizar a população, o Portal OKariri foi em busca da veracidade dos fatos. Em uma pesquisa pela internet, conseguimos descobrir vários fake News (noticias falsas) sobre o assunto. Achamos relatos que desde 2015 são divulgadas noticias com o mesmo teor onde tratam sobre sequestro de crianças para serem usadas em rituais de magia negra em diversas regiões do Brasil e em outros países.

[ads1]

UM MAU EXEMPLO

Um dos exemplos é um vídeo que exibe um homem, no Rio de Janeiro, com um bebê no colo, na porta da 53ª DP, em Mesquita, na Baixada. Ele faz um alerta assustador: “Cuidado, ‘nêgo’ está roubando criança. O negócio é sério. “Acabei de sofrer um atentado”, afirma mostrando a camisa rasgada, segundo ele, pelos sequestradores, quando tentavam arrancar o filho, de 8 meses, dos seus braços.

A investigação não foi longe. A tentativa de sequestro era uma farsa engendrada por Luiz Fernando Neves Lara, morador da Baixada, de 30 anos, que está desempregado. Ele confessou que inventou a história porque não queria ficar com a criança e acreditava que, ao saber da tentativa de sequestro, a ex-mulher ia ficar tão apavorada e não dividiria mais a guarda do filho com ele. Sobre as roupas rasgadas, Lara contou que foi durante uma briga com a ex-mulher. Porém, o estrago já estava feito. O vídeo viralizou nas redes sociais e juntou-se aos demais que ajudam a difundir a falsa ideia de que há uma ‘onda’ de gente sequestrando crianças no Estado do Rio (Fonte: odia.ig).

DE ONDE VIERAM AS FOTOS

Magia negra
Foto, reprodução das matérias referendadas

Em algumas portagens que afirmam que em Mauriti e Milagres estaria acontecendo o “tal sequestro” são divulgadas fotos de uma abordagem policial  em um suposto local onde eram praticadas as ações de magia negra.

Mais uma vez a equipe do OKariri investigou e descobriu que as imagens são de janeiro de 2018, o fato aconteceu em 2017 no Rio Grande do Sul, onde a Policia Civil prendeu um homem suspeito de liderar o assassinato de duas crianças, possivelmente argentinas, em um ritual de magia negra para obter prosperidade em negócios. O sacrifício teria custado 25.000 reais. Mais tarde, em fevereiro do corrente ano o teve uma reviravolta e a Justiça concedeu liberdade provisória a sete homens apontados como suspeitos do esquartejamento de dois irmãos.

Segundo o delegado responsável pelo caso os corpos das crianças de fato foram encontrados ainda em 2017, mas os detalhes macabros do “sacrifício satânico” possivelmente foram inventados para desviar a investigação. Segundo a polícia, três testemunhas foram “compradas” para relatar a mentira e o homem que as teria corrompido está detido (Fonte: Veja).

Outras fotos são da esposa de Silvio Fernandes Rodrigues, conhecido como “bruxo” ,  a mesma foi presa após a Polícia Civil constatar um furto qualificado de energia elétrica na área onde está instalado o “templo satânico” de Gravataí, na região Metropolitana. Silvio é suspeito de comandar o ritual macabro em que duas crianças teriam sido esquartejadas na residência onde policiais identificaram a irregularidade (caso mencionado acima). A prisão é de Janeiro de 2018 (fonte: Poá 24 horas e Rádio Guaíba).

O QUE POLÍCIA FALA SOBRE O CASO

O sargento Leandro da Policia Militar, endossado pela 3ªCIA do 2ºBPM em Brejo Santo, afirmou para o OKariri que não há nenhum registro policial nesse sentido nessa região, mas que a PM está a disposição para receber denuncias, investigar e prender quaisquer acusados de perturbar, ou colocar em risco a vida da população em qualquer tipo de ocorrência de sua competência.

Ainda não se sabe a origem dos boatos, porém mesmo não havendo motivos para pânico, não custa os pais e responsáveis terem cuidados com as crianças, os falatórios servem de alerta para todos afinal, “todo cuidado é pouco”.

PERGUNTAS

Os boatos de sequestro de crianças em nossa região já são propagados há vários dias, qual motivo de ainda não haver um registo na Policia Militar? Por qual motivo, nesse tempo todo, ainda não se sabe de fato concreto de pais procurando filhos desaparecidos? Alguém possui um registo fotográfico ou video desse tipo desse tipo ato? Há noticias em sites, TVs, ou outro meio de comunicação de CREDIBILIDADE, falando sobre o assunto? Há um alerta das autoridades sobre o caso?

**Especialistas afirmam que perguntas como essa devem ser feitas quando surgem esse tipo de divulgação.

CUIDADO! As falsas notícias podem  acabar em tragédia

Ao redor do mundo são muitas as tragédias motivadas por notícias falsas compartilhadas nas redes sociais. Na Índia, nos últimos dois meses, 27 pessoas foram linchadas por causa de fake news sobre tráfico e sequestro de crianças.

No Brasil, caso semelhante aconteceu no Guarujá, no litoral de São Paulo, em 2015. A dona de casa Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, foi espancada até a morte por dezenas de moradores. Segundo a família, ela foi agredida a partir de um boato gerado por uma página em uma rede social que afirmava que a dona de casa sequestrava crianças para utilizá-las em rituais de magia negra. “As pessoas precisam entender que antes de repassar uma informação é necessário checar a origem da notícia e confrontar com veículos confiáveis”, ensina o especialista em mídia digital José Antonio Milagre.

Fake News

A divulgação de notícias falsas, conhecidas como fake news, pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde e segurança.

Para as autoridades, identificar e punir os autores de boatos na rede é uma tarefa muito difícil. No caso do Brasil, a legislação que prevê punição para esse tipo de crime não fala sobre internet, cita apenas rádio e televisão.

COMO PROCEDER

EM CASOS COMO ESSE E OUTROS, A MELHOR FORMA DE AGIR NÃO É ESPALHANDO O BOATO, E SIM, INVESTIGANDO A VERACIDADE DO FATO, NA DUVIDA OU NA SUSPEITA ENTRE EM CONSTATO COM A POLICIA PEÇA INFORMAÇÕES OU DENUNCIE.

LEIA TAMBÉM