CaririDestaquesMilagresÚltimas Notícias

Milagres (CE): Autoridades falam sobre Consórcio de Manejo dos Resíduos Sólidos; veja o vídeo

Resíduos Sólidos

Aconteceu na tarde dessa terça-feira (18/junho) no auditório da EEEP Irmã Ana Zélia da Fonseca, em Milagres-CE, a Assembleia Geral do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da Região Cariri Oriental. 

O principal intuito do encontro foi apresentar a proposta de protocolo de intenções do consórcio de gerenciamento de resíduos sólidos do Cariri. A finalidade foi de tirar as dúvidas dos representantes dos nove municípios sobre o consórcio.

Além do prefeito anfitrião, Lielson Landim, estiveram presentes, representando os seus municípios, Afonso Tavares, prefeito de Abaiara; João Antônio, prefeito de Aurora; Marquinélio Tavares, prefeito de Barro; Tereza Landim, prefeita de Brejo Santo; Francisca Ferreira, prefeita de Jati, os demais municípios (Mauriti, Penaforte e Porteiras enviaram representantes.

Quem esteve a frente do debate foi André Pereira, que é representante da CODES- Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável.  

SOBRE O CONSÓRCIO

okariri
O consórcio público de Resíduos, pela característica regionalizada dos aterros a serem implantados em Milagres, atenderá a região Cariri Oriental. O intuito é de permitir preservar a autonomia dos entes federados e são disciplinados pela Lei nº11.107, de 06 de abril de 2005, e seu Decreto Regulamentar nº 6.017, de 17 de janeiro de 2007. Trata-se de consórcios públicos horizontais nos quais o Estado não participa diretamente da sua composição, restringindo-se às ações de apoio e fomento da atividade. Por esse motivo é que projetos precisam serem encaminhados para as Câmara de Vereadores de cada município para estarem sujeitos a apreciação e votação dos parlamentares.

SEDE EM MILAGRES

A ideia é que o município de Milagres receba e dê o devido fim aos resíduos (lixo) dos outros munícipios, porém, cada município agregado ao consorcio terá a autonomia e o incentivo, inclusive financeiro, para trabalhar os seus resíduos, este trabalho abrange inclusive os coletores (catadores) com intuito de gerar emprego e renda; ou seja, cada município deverá fazer a sua coleta, o seu trabalho social e incentivo ao emprego e renda, e em seguida destina-se os resíduos para Milagres onde será a base do projeto.

ENTREVISTAS

O Portal OKariri conversou sobre o assunto com algumas autoridades que estiveram presentes. Acompanhe abaixo a fala de cada um:

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido !!
Fechar