CaririCearáDestaquesEducaçãoÚltimas Notícias

Santana do Cariri: Estudantes criam projeto para evitar o abandono escolar de colegas

A observação de três estudantes da escola de Ensino Médio Adrião do Vale Nuvens, localizada em Santana do Cariri, fez surgir um projeto para diagnosticar os alunos mais faltosos e, a partir do auxílio dos colegas, professores e dos dados do sistema da Secretaria da Educação (Seduc), intervir na situação do estudante para motivá-lo e evitar o abandono escolar.

Estudantes de uma escola de Santana do Cariri observaram que a evasão escolar era  realidade onde estudavam e resolveram intervir na situação |FOTO: Divulgação

As alunas Liliane Silva, Maria Alicy e Joana Nuvens, da 2ª série do Ensino Médio, constataram que a questão do abandono, apresentada pelas redes de ensino do Brasil, também existia na escola onde estudavam. De acordo com a aluna Maria Alicy, em 2017, 79 estudantes desistiram dos estudos. “Existem diversos fatores que contribuem para que os alunos se desmotivem e acabem por abandonar a escola”, considera.

Diante da situação encontrada, as alunas fizeram estudos e pesquisas sobre o tema para entender o que acontecia entre os jovens que deixavam a escola. A conclusão que as alunas chegaram é que a vulnerabilidade social, entre outros aspectos, contribuía para esse abandono.
Com a descoberta, Liliane, Maria Alicy e Joana mobilizaram os demais estudantes, organizaram visitas dos professores e gestores às casas de seus colegas, promoveram rodas de conversas e palestras para os que faltavam às aulas. O projeto contou com a orientação do professor Moaci Caitano Freires Júnior.

okariri
Além da rede de apoio presencial, um aplicativo foi criado pelos 20 estudantes que aderiram ao projeto. A ferramenta visa aproximar os alunos e, segundo o professor Moaci, reúne contatos dos membros das células motivadoras, caso algum jovem queira conversar ou precise de auxílio. A plataforma mostra, ainda, mensagens motivadoras e um espaço para sugestões.
“O ambiente também traz imagens e intervenções já feitas pelo projeto, propicia acesso ao aluno On Line (plataforma da Seduc) e a uma aba com os valores cultivados nos diálogos socioemocionais. Logo estaremos lançando, nesse mesmo aplicativo, um guia de profissões para auxiliar na escolha futura e na construção de um projeto de vida”, explica.

Na escola, cada turma da escola passou a ter uma Célula Motivadora, grupo de apoio feito de jovem para jovem com o objetivo de incentivar que todos continuem frequentando as aulas. “Com esse movimento, o número de alunos que deixou a escola saiu de 79 para 59, em 2018, e caiu para quatro, no último mês de agosto. Outros nove estudantes saíram da escola, devido mudanças dos familiares para outras localidades, por diversas motivações”, destaca Maria Alicy.

Expansão do projeto

A iniciativa da escola de Santana do Cariri deixou o Ceará entre os sete estados premiados no Desafio Criativos da Escola 2019, com o projeto Células Motivadoras. O Desafio, promovido pelo Instituto Alana, está na 5ª edição do Desafio, com a participação de 1.443 trabalhos inscritos de todo o Brasil.
Em 2019, o prêmio será uma viagem internacional a Roma, na Itália, no final de novembro. Os premiados irão participar de uma imersão com mais de 2 mil crianças e jovens de países integrantes do movimento Design for Change – do qual o Criativos da Escola faz parte. Além dos estudantes, a Conferência Global “Eu Posso” contará com a presença do Papa Francisco, de artistas e outras lideranças mundiais.

Para os premiados cearenses, será um momento único compartilhar a experiência da Escola Estadual Adrião do Vale Nuvens. “Representa a oportunidade de diagnosticar se em outros países do mundo há questões idênticas a de nossa escola, e o principal, conhecer novas ideias para difundir e pôr em prática”, destaca o professor Moaci.
Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul foram os outros estados finalistas do Prêmio.

Por Tribuna do Ceará

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido !!
Fechar