BrasilCearáDestaquesSaúdeÚltimas Notícias

Ansiedade: Brasil é o País mais ansioso do mundo, segundo a OMS. Tenho Crises, como tratar?

Considerada por especialistas como o mal do século, a ansiedade é um dos transtornos mais comuns entre os brasileiros.

www.saude.gov.br
www.saude.ce.gov.br Secretaria da Saúde

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o País tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno.

A ansiedade tem causas multifatoriais e podem aparecer em qualquer fase da vida, da infância à velhice. Os motivos vão depender da história de vida de cada paciente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta ao número de pessoas da população Nacional.

De acordo com o psiquiatra do HSM, Carlos Celso Serra Azul Machado Bezerra, a ansiedade é benéfica até certo ponto. Quando começa a causar prejuízos pessoais e funcionais, passa a ser maléfica, gerando sofrimento psíquico. “Essa ansiedade além do limite causa impactos negativos na vida do indivíduo, tornando-se um problema de saúde”, ressalta.

O que é considerado crise ansiosa?

 São ataques de pânico, crises somáticas intensas, nervosismo excessivo. Geralmente são pacientes que estão passando por um sofrimento psíquico por conta de um evento de ansiedade naquele momento agudo e acaba sendo necessária uma intervenção de emergência.

Quais são os sinais de alerta para a procura de ajuda médica?

Ansiedade é uma sensação até necessária para o ser humano se desenvolver, evoluir. Mas a ansiedade quando é manifestada de forma intensa, ela deixa de ser positiva e ocasiona prejuízos pessoais e funcionais. Quando o sofrimento psíquico é intenso, a ansiedade precisa ser tratada.

Como é realizado o tratamento para ansiedade?

O objetivo do tratamento é que o paciente fique com um grau de ansiedade funcional, eliminar a ansiedade que traga sofrimento. Em casos mais leves, a psicoterapia resolve. Nos casos mais agudos, o tratamento inclui uso de medicamentos antidepressivos. No começo do tratamento alguns ansiolíticos são utilizados. Conforme o paciente vai melhorando, são retirados alguns medicamentos. Mas é importante que o tratamento seja multiprofissional com psicoterapia e terapia ocupacional.

Quais são as principais orientações para controlar a ansiedade?

Atividade física constante, alimentação saudável, dormir bem (o sono é fundamental) e ter a percepção se as preocupações são realmente necessárias. Quanto mais rápido buscar o tratamento, melhor. Alguns pacientes demoram muito para buscar ajuda médica, o que torna o tratamento mais demorado. É importante que a ansiedade desmedida, aquela que venha atrapalhar as atividades cotidianas, seja tratada o mais rápido possível.

Okariri; com informações da Secretaria da Saúde

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido !!
Fechar