CearáDestaquesÚltimas Notícias

Ceará é o estado com maior transparência de dados sobre coronavírus no Brasil

De acordo com estudo da empresa Open Knowledge Brasil (OKBR), o Ceará lidera, junto com Pernambuco, o ranking de transparência na divulgação de dados sobre o novo coronavírus no Brasil. O Estado tem pontuação 95, considerada de nível alto, conforme os parâmetros da OKBR.

O governador Camilo Santana, com frequência está falando sobre o assunto pelas redes socais. |Foto: Reprodução/Facebook

O indicador analisou o IntegraSUS Ceará, plataforma de transparência de informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), onde são disponibilizados para profissionais e saúde e população, indicadores da Covid-19 como hospitalizações, boletim epidemiológico, notificações, óbitos e mapas analíticos.

“A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa-CE) disponibilizou os microdados (dados abertos e ainda mais detalhados, caso a caso), o que levou o estado ao primeiro lugar do ranking”, pontua a empresa que divulgou o ranking.

Para Magda Almeida, secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, o Ceará avançou no quesito da diversidade de informações. “Uma das primeiras coisas em avançar é a gente reunir vários dados. Então isso fala muito da nossa Vigilância Epidemiológica e Laboratorial, como a gente está conseguindo juntar essas bases para produzir esses dados e disponibilizá-los da forma mais acessível possível, para as pessoas usarem e interagirem com eles”, afirma.

Taxa de ocupação de leitos

Conforme o boletim da OKBR, 78% dos estados brasileiros não divulgam a taxa de ocupação de leitos hospitalares. Apenas o Ceará e o Piauí trabalham com esses dados. Maranhão, Espírito Santo, Paraná e Rio de Grande do Sul informama a quantidade de internações em leitos exclusivos para a doença. 64% dos estados não publicam informações consideradas “suficientes”.

Ainda de acordo com a avaliação, o Ceará subiu pontuações, de 60, na última divulgação, para 95 nesta atual, por ter voltado a disponibilizar base de dados em formato aberto e incrementado. Esta é a terceira avaliação feita pela empresa.

Ranking do 1º ao 10º lugar

  • 1º Ceará e Pernambuco
  • 2º Espírito Santo
  • 3º Rio de Janeiro, Paraná, Maranhão
  • 4º Piauí
  • 5º Rio Grande do Norte, Governo Federal, Amapá
  • 6º São Paulo
  • 7º Rio Grande do Sul
  • 8º Santa Catarina, Minas Gerais
  • 9º Amazonas
  • 10º Tocantins

Covid-19 no Ceará

O Ceará registrou mais 11 mortes por coronavírus em última atualização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), chegando a 135 óbitos. O Estado possui 2.413 casos confirmados, conforme a plataforma IntegraSUS, às 17h15min desta quinta-feira, 16 de abril. Da noite de quarta-feira até a manhã desta quinta, foram 122 casos a mais confirmados.

Segundo o informe, 10.614 casos estão em investigação e o número de testes feitos atingiu a marca de 14 mil. A letalidade é de 5,6%. Dos 184 municípios cearenses, 75 possuem casos confirmados da doença. Fortaleza segue como o município com maior número de casos e de óbitos, 2.041 e 96, respectivamente.

Por: O Povo.

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar