CearáDestaquesÚltimas Notícias

Ceará: Estádio é transformado em hospital para pacientes com coronavírus em Fortaleza

Estádio Presidente Vargas recebe estrutura de hospital para atender pessoas com coronavírus — Foto: Kid Júnior/SVM

Nesta segunda feira (23/mar), o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou a construção de um hospital na estrutura do Estádio Presidente Vargas, localizado no Bairro Benfica. A nova unidade de saúde contará com 204 leitos para receber pacientes diagnosticados com a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A estrutura do hospital já começou a ser montada na tarde desta segunda (23/mar).

O hospital deve estar disponível para o atendimento de pacientes a partir do dia 20 de abril.

Roberto Cláudio afirmou que os 204 leitos serão divididos em 17 enfermarias, com 12 leitos cada. A unidade de saúde terá base em concreto, estrutura metálica, farmácia, contêineres de higienização e áreas de desinfecção numa área de 3.500 metros quadrados. Parte do material já está sendo deslocado do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Hospital no PV dever ficar construído no dia 20 de abril, de acordo com a Prefeitura de Fortaleza — Foto: Natinho Rodrigues/SVM

“Inicialmente, serão leitos de internamento comum mas com a possibilidade caso haja disponibilidade principalmente de respiradores e pessoal e eventual necessidade da população, a gente gradualmente pode adaptar para leitos de UTI”, explicou o prefeito. Segundo ele, o projeto emergencial era discutido desde a semana passada.

Além da estrutura física, já estão sendo adquiridos macas e insumos básicos para o início das atividades.

Os vestiários do equipamento serão readequados para uso dos agentes de saúde, com aparato de desinfecção e farmácias. Uma contêiner também ficará no PV como base de estoque para os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) dos médicos.

Vale ressaltar que os pacientes com Covid-19 serão encaminhados ao local através de uma central de regulação. Logo, não devem procurar a unidade, mas continuar se utilizando dos postos de saúde ou UPAs, como já indicado nos planos de contingência.

Na sexta-feira (20/mar), o prefeito de Fortaleza testou positivo para o novo coronavírus. O chefe do executivo municipal não apresentou sintomas da Covid-19, mas fez os testes por orientação de especialistas, já que manteve contato direto com pessoas já detectadas com a doença.

Fonte: G1/CE

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar