Um levantamento divulgado pelo site Poder360 aponta que o Ceará lidera o ranking de estado mais violento do Brasil, considerando municípios com mais de 100 mil habitantes. O estudo tem como base os números de mortes violentas registradas em 2025 e indica que o Nordeste segue, pelo terceiro ano consecutivo, como a região mais perigosa do país, concentrando 53 das 100 cidades com os maiores índices de violência letal.
De acordo com os dados, grande parte dessa estatística negativa está relacionada ao Ceará, que aparece com três municípios entre os mais violentos do Brasil: Maranguape, Maracanaú e Caucaia. As duas cidades seguintes no ranking nacional são Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, e Eunápolis, na Bahia, reforçando o cenário preocupante em estados nordestinos.
Como consequência direta do desempenho de seus municípios, o Ceará aparece como o estado com maior número de mortes violentas do país, considerando homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Pernambuco e Alagoas aparecem na sequência do ranking nacional, também com altos índices de violência.
O levantamento do Poder360 segue critérios específicos para garantir maior precisão na análise:
– são considerados apenas municípios com mais de 100 mil habitantes, evitando distorções causadas por cidades muito pequenas;
– não entram no cálculo as mortes decorrentes de intervenção policial, devido à ausência de dados estratificados por município;
– os números utilizados foram compilados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Sinesp;
– o estudo desconsidera Boa Esperança do Norte (MT), município mais recente do país, ainda não incluído na base nacional.
Segundo o Poder360, apesar de o estado de São Paulo ainda não ter enviado os dados completos referentes a dezembro de 2025, projeções estatísticas foram realizadas com cenários extremos, assegurando que a inclusão dessas informações não alteraria o resultado geral da análise. O infográfico com os dados foi elaborado em 25 de janeiro de 2026, a partir de informações fornecidas pelos estados e pelo Distrito Federal ao Ministério da Justiça.
📲 Quer ser avisado sempre que sair uma notícia nova?
É simples: clique no link, escolha um dos grupos e pronto!
➡️ Clique aqui e entre agora.





