CearáDestaquesPolíticaÚltimas Notícias

Cômico ou trágico? Deputado cearense propõe criação do dia do “Senhor dos Anéis”

O deputado federal e médico cearense, doutor Jaziel (PL-CE), apresentou na Câmara dos Deputados um projeto de lei para a criação do “Dia de Ler Tolkien”, em homenagem ao criador da Terra Média e da triologia “Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”, J. R. R Tolkien,  De acordo com o texto da proposta, a data deve ser celebrada a cada 25 de março. “Essa é a data na história de O Senhor dos Anéis, que o Um Anel foi destruído, assim como o próprio Senhor do Anel, Sauron”, esclarece o deputado no texto da proposta.

Personagens da trilogia Senhor dos Anéis, ao centro o depudato Dr. Jaziel ao lado o presidente Bolsonaro | Imagens: Google imagens

Também no projeto de lei, Dr. Jaziel recorda que Tolkien é considerado o pai da literatura fantástica, e alcançou milhares de fãs em todo o mundo com a criação do mundo místico. O autor é reconhecido como um premiado filósofo. Ele também possuía o título de doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e Dublin.

“Os livros de Tolkien são formados por textos diversificados, textos que os jovens interessados em estudar as línguas criadas por ele ou a mitologia ou outros aspectos da obra, acabam procurando e estudando”, destaca Jaziel. O deputado acrescenta que no Brasil é crescente o número de dissertações, teses e eventos sobre a influência do autor na nossa literatura, o que justifica a criação da data em sua homenagem.

O Dia de Ler Tolkien deve ser celebrado em 25 de março, por ser a data instituída oficialmente pela The Tolkien Society – instituição de caridade educacional, que tem como vice-presidente Priscilla Tolkien, a filha mais nova do escritor.

“Ao apresentar o presente projeto, pretendemos nos unir aos milhares de amantes do Tolkien em todo o mundo que no dia 25 de Março comemora-se o Tolkien Reading Day”, complementa o autor da proposta, em sua justificativa. O projeto de lei foi apresentado na última quarta-feira, 4, na Câmara dos Deputados.

Fonte: O Povo.

Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo