CearáDestaquesÚltimas Notícias

Deputados voltam atenção para demandas do interior

Parlamentares têm aproveitado a ausência de temas polêmicos, nos dias em que não há matérias para votação em plenário, para destacar pautas municipais. É o caso do deputado Fernando Santana (PT) que articula ações na área da segurança para levar tranquilidade aos moradores e comerciantes do interior do Ceará.

Através de dois projetos de indicação, de sua autoria, e que já começaram a tramitar na Casa, o parlamentar sugere a realização de consórcio entre municípios com menos de 30 mil habitantes para fins de implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio).

Dep. Fernando Santana | foto: Divulgação

De acordo com as propostas, seriam realizados dois consórcios, sendo um entre os municípios de Antonina do Norte, Assaré e Tarrafas, e o outro entre Salitre e Araripe. O parlamentar ressalta a redução dos índices de violência no Ceará, e exaltou a iniciativa do Governo do Estado em levar o BPRaio para municípios com mais de 50 mil habitantes e, na sequência, para municípios com mais de 30 mil habitantes.

Ele explicou, entretanto, que é preciso “avançar” no sentido de levar as políticas de segurança para os municípios ainda menores. “Esses dois grupos de municípios somam, juntos, 30 mil habitantes cada. Seria uma grande medida para trazer mais segurança para esses municípios menores que ficam desassistidos, e sem dúvida contribuiria para reduzir mais os índices de violência em nível estadual”, apontou durante pronunciamento, na semana passada, no plenário da Assembleia Legislativa.

Na ocasião, o deputado Fernando Hugo (PP) disse que apoia a proposta, mesmo tendo ressalva com consórcios. Segundo ele, as experiências observadas em consórcios entre municípios cearenses não foram bem conduzidos pelos escolhidos para cuidar de sua gestão.

O deputado Davi de Raimundão (MDB) também elogiou a iniciativa e afirmou que sempre irá apoiar propostas baseadas em experiências certeiras e que tragam progresso para a população. Já o deputado Elmano Freitas (PT) considerou que ampliar a atuação do BPRaio no Ceará favorece uma integração maior entre as forças de segurança pública, o que, segundo ele, contribui para a redução da violência.

A sugestão de Fernando Santana também recebeu apoio dos deputados Edilardo Eufrásio (MDB) e Vitor Valim (Pros). Os dois consideraram que os consórcios podem garantir uma oportunidade de melhorar a segurança em regiões de municípios menores, a exemplo do êxito demonstrado pelos consórcios de saúde.

Festa

[ads1] O deputado Romeu Aldigueri (PDT), por sua vez, destacou a importância do Festejo Turístico Religioso de Nossa Senhora dos Navegantes, no município de Barroquinha. Segundo o parlamentar, tramita na AL o projeto de lei n°448/19, de sua autoria, que inclui a festa, realizada anualmente de 05 a 15 de agosto, no Calendário de Oficial de Eventos do Ceará. “A festa é o tempo em que as famílias se encontram para louvar e celebrar a Mãe de Deus. Momento para agradecer e que reúne toda a população em um momento de comunhão”, observou.

Romeu Aldigueri pontuou que a festa da padroeira possui mais de 100 anos de história e que esse é o momento em que a cidade se revigora, não só na fé, mas pelo estímulo ao empreendedorismo, por meio do incremento do comércio gerado pelo evento. “Nosso objetivo é fomentar o emprego e o turismo na região oeste do Ceará e reconhecer a influência desse festejo na vida daquelas pessoas, não só da cidade, mas de todos os cantos, inclusive de fora do Estado”, ressaltou.

O pedetista destaca também o apoio do governador Camilo Santana na revitalização das rodovias da região. “Acredito que até dezembro os diversos trechos que já estão em obras estarão concluídos”, disse.

Inaugurações

Já o deputado Marcos Sobreira (PDT) destaca a presença do governador Camilo Santana, na última sexta e no sábado, em Iguatu, para a inauguração de dois equipamentos. O primeiro, conforme o parlamentar, foi a areninha de Iguatu, denominada de Francisco Alves da Silva. “Ele foi um dos grandes difusores do desporto em Iguatu, promovendo a prática esportiva no município”, justificou. Segundo Marcos Sobreira, trata-se de um investimento de R$ 1,6 milhão, e que trará muitas oportunidades aos jovens iguatuenses.

Em Iguatu, o governador participou ainda da inauguração da nova sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A obra, conforme o parlamentar, custou R$ 1,2 milhão, e irá proporcionar um local adequado para que a população de Iguatu e distritos vizinhos recebam um serviço de qualidade. Marcos Sobreira observou que as duas obras estão entre tantas outras em andamento no município, e que contam com recursos do Estado.

O Estado, de acordo com ele, é responsável por 100% dos recursos das obras do Centro de Eventos de Iguatu, da Praça da Juventude, da adutora emergencial ligada ao açude Trussu, construção de uma estrada ligando Iguatu a Icó, entre outros projetos que estão em andamento ou fase de conclusão.

Segurança

O sistema de videomonitoramento, na avaliação do parlamentar, outra iniciativa, tem contribuído para garantir mais segurança ao município. “Há, praticamente, uma intervenção do Governo no nosso município, que percebemos pela quantidade de obras em andamento sob seu custeio. Isso demonstra a responsabilidade e o compromisso do governador Camilo Santana com todas as regiões do Estado”, declarou.

Sobre o tema, o deputado Tony Brito (Pros) disse que o Governo do Estado tem realizado um excelente trabalho com o sistema de videomonitoramento do município, que tem sido copiado por outros estados, mas cobrou mais atenção para a situação da Polícia Civil de Iguatu.

Fonte: O Estado-CE

Etiquetas
Ver Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido !!
Fechar