CearáDestaquesPolíticaÚltimas Notícias

Intérpretes de Libras podem contribuir com acessibilidade nas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará solicita que eleitores, de todo o estado, com conhecimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais) se voluntariem para auxiliar nas Eleições 2020. O voluntário com conhecimento em Libras terá a função de orientar os eleitores com alguma dificuldade de audição sobre a localização de sua seção eleitoral e esclarecer outras dúvidas. Eles serão identificados por meio de crachás.

Urna Eletrônica
Foto: QuilomboMais

O TRE ressalta a importância de poder contar com essa ajuda para a remoção de barreiras de comunicação e possibilitar o pleno exercício da cidadania aos eleitores com deficiência auditiva.

Os interessados terão os mesmos benefícios dos mesários, como folgas pelo dobro de dias trabalhados, vale-alimentação e certificado. Para participar, é necessário acessar o formulário e realizar a inscrição no site do TRE-CE.

Para garantir a segurança dos auxiliares de eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu, em conjunto com médicos e especialistas, protocolos e equipamentos de proteção individual que serão disponibilizados no dia da votação. Cada voluntário terá à sua disposição, por exemplo, máscaras, proteção do tipo face shield e álcool em gel.

No Ceará, 7.863 eleitores se declararam com algum tipo de deficiência auditiva. O colaborador intérprete de Libras deverá atuar, preferencialmente, nos maiores locais de votação ou com a maior quantidade de eleitores com deficiência auditiva cadastrados.

(*) Com informações do TRE.

Ver Mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo